A MINHA HISTÓRIA

Ao contrário da maior parte das pessoas que trabalham nesta área, a minha história não começou por uma questão de saúde.

Nasci num seio familiar comum onde tinhamos uma alimentação mediterrânica e consumiamos carne, lacticnios e açúcar como na maior parte das familias que conhecia. No entanto, já na minha adolescência, sentia uma grande curiosidade e fascínio pela alimentação vegetariana. Só mais tarde, já nos meus vintes, decidi deixar de comer carne, porém sentia que não tinha muita informação sobre nutrição e com receio de não estar a alimentar-me da forma mais correcta decidi fazer um workshop de cozinha vegetariana. Foi aqui que ouvi falar pela primeira vez de macrobiótica, não própriamenta da vertente alimentar, mas dos princípios orientais de diagnóstico. Nesse mesmo momento soube que era algo que queria estudar, e assim foi.

Iniciei o curso curricular de macrobiótica e após os três anos de curso tirei uma especialização em aconselhamento e comunicação. Durante este período tive uma transformação tremenda, pois senti toda uma nova realidade aparecer à minha frente e a minha transformação interior e exterior foi bastante visível.

Tornei-me mais consciente da minha pessoa, das minhas escolhas e de como estas afectam o meu corpo e a minha mente. A transformação física foi a que mais chamou a atenção a quem me era próximo, pois consegui, em pouco tempo, perder peso simplesmente pelo facto de comer mais cereais integrais, vegetais, leguminosas e cortar nos lacticinios e açúcares. A minha pele ganhou um novo brilho e o acne que me perseguia desde a adolescência acabou por desaparecer. Com a transformação exterior seguiu-se uma tranformação ainda maior. Ganhei uma maior confiança e auto estima. Uma grande ferramenta que adquiri durante os ultimos anos foi a capacidade de comprender o poder da mente e de como podemos criar a vida dos nossos sonhos através do controle mental. Esta é, sem dúvida, das mais poderosas ferramentas que tenho utilizado e me levaram a transformar radicalmente a minha vida em 2016. Durante mais de 10 anos trabalhei na área do calçado de moda e, embora fosse uma área onde gostasse de trabalhar e tivesse um negócio bem sucedido no ramo, a realidade é que nos ultimos anos já não me sentia desafiada nem realizada na minha profissão. Foi então que decidi vender a minha loja e tornar-me Health Coach macrobiótica. (Sabe mais sobre como mudei a minha vida e como te posso ajudar a mudar a tua aqui)

No mesmo ano tornei-me mãe de uma menina e ganhei uma maior paixão ainda maior pela vida e por partilhar a minha experiência e conhecimentos. 

O meu objectivo?

Inspirar-te e ajudar-te a criares a tua vida de sonho e que que a vivas com saúde e felicidade. 

A MINHA FILOSOFIA

ACREDITO QUE

Todos temos um propóstito e que está ao nosso alcance viver de forma saudável, feliz e de encontro com a nossa essência.

Para tal, só precisamos de nos reconectarmos com o nosso verdadeiro SER, amar-nos tal como somos, valorizarmo-nos e ser gratos pelo que nos rodeia (porque somos rodeados de mais beleza do que por vezes imaginamos) Não te esqueças dos momentos menos felizes também, pois são eles que nos fazem crescer e nos tornam mais fortes.

Tudo é composto de energia e todo o ser humano precisa de energia para poder realizar as suas funções básicas.

Os alimentos são uma das principais fontes de energia que consumimos, mas nem todos tem a mesma propriedade energética. Saber escolher os alimentos que mais se adequam à nossa condição, sexo, clima e objectivo pessoal, torna-se uma forma de controlar o nosso destino. 

Quando escolhemos o que comemos também estamos a escolher o que vamos sentir, o que vamos pensar e como vamos responder aos diferentes desafios e estímulos que a vida nos apresenta.

Devemos alimentar não só o nosso corpo,mas também a nossa mente e alma. 

Descobre o que te move, faz feliz e alimenta a tua mente e alma tal como alimentas o teu corpo, todos os dias. Caminha pela natureza, canta, pinta, dança; o que for que te mova, fá-lo. E rodeia-te de pessoas positivas que tragam o melhor de ti ao mundo.

 

ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA SUSTENTÁVEL

Escolher alimentos locais e da época é um dos meus motes. Ao fazê-lo estás a conectar-te com a energia do local onde vives, apoiar o comércio local e diminuir a tua pegada ecológica.

Cereais integrais, vegetais e leguminosas são a base da minha alimentação e o que recomendo em consultas. No entanto, se optares por incluir produtos animais limita o seu consumo e opta por produtos criados de forma humana e alimentados de forma natural.

Troca os alimentos processados por alimentos naturais

Não precisas abdicar dos sabores que mais gostas para viveres de forma saudável, apenas tens de aprender a fazer novas escolhas. Troca o açúcar por geleia de arroz ou maple syrup ou, se a tua perdição são as batatas fritas, porque não experimentas umas chips de beterraba? Quem sabe se não vais adorar.

Come sem culpas

Todos temos momentos em que nos apetece algo. Se o teu corpo te pedir um alimento supostamente menos saudável, não te prives. Não é o que comes uma vez por outra que te fará mal, por isso come sem culpas e desfruta cada pedaço.

 Sandra Mesquita