MACROBIÓTICA E LIBERDADE

11.07.2012

 

 

O que é a macrobiótica? Para uma grande maioria, o conceito que têm de macrobiótica é que se trata de uma dieta, maior parte das vezes bastante restritiva. Ora esta é uma percepção muito limitativa do que realmente é a macrobiótica. Embora tenha um grande ênfase na alimentação, a macrobiótica não consiste apenas numa dieta, e muito menos dum conceito de alimentos proibidos ou não.

A macrobiótica é uma filosofia e um estilo de vida, dinâmico e adaptado às necessidades de cada individuo, em que o foco não se limita à alimentação, mas também ao desenvolvimento de consciência ambiental, social e espiritual.

Consciência. Para mim esta palavra encerra em si todo o conceito de macrobiótica.

Com o início dos meus estudos de macrobiótica adquiri um maior conhecimento dos alimentos e consciência dos seus efeitos, não só a nível biológico, mas também a nível emocional, bem como ao impacto social e ambiental. Este conhecimento deu-me a capacidade de percepcionar quais os alimentos que melhor se adequam às minhas necessidades e sonhos, e desta forma proceder a uma escolha consciente.

 E fazer uma escolha consciente nada tem de limitativo, pelo contrário, é uma forma de liberdade.

Somos livres de fazer as nossas escolhas, sejam elas a nível de alimentação ou outras, mas devemos ter a consciência de responsabilidade. Tudo o que ingerimos, todos os actos que fazemos, bem como os pensamentos que temos, têm um impacto na nossa vida, no ambiente que nos rodeia, bem como da nossa percepção da realidade.

 Devemos ter a consciência das nossa escolhas, de agir de uma forma ponderada, não mecânica como muitas vezes fazemos na nossa sociedade.

Agir livremente em consciência é uma grande virtude, que encerra em si todo o potencial de felicidade.

 

E se o significado de macrobiótica se pode traduzir em “grande vida”, nada é mais apelativo do que viver esta grande vida plena de felicidade.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload