O MEU TOP 5 DE ALIMENTOS A INCLUIR NA PRIMAVERA

28.03.2017

Para muitas pessoas a Primavera é a altura em que começam a pensar em cuidar um pouco mais do corpo, pois afinal num piscar de olhos estamos no Verão. Começam as idas ao ginásio, os detox mais variados que podemos imaginar e, em casos mais extremos uma busca quase desesperada por métodos rápidos e eficazes para eliminar as gordurinhas que possam ter sido acumulados no Inverno. Visto assim pode parecer um pouco exagerado e até nada natural mas, a verdade é que a Primavera é a altura ideal para fazermos alguns ajustes na nossa alimentação de forma a auxiliarmos os orgãos que estão associados a esta época do ano.

Segundo a visão oriental dos 5 elementos, o fígado e a vesícula são os orgãos que regem a Primavera, logo é o momento ideal para cuidarmos um pouco mais destes orgãos através de alimentos que os auxiliem e promovam o seu perfeito funcionamento. Se te tens sentido um pouco mais tensa ou até irritada este é um sinal de que o teu Fígado poderá estar um pouco sobreccaregado e que precisas de fazer alguns ajustes na alimentação para que ele possa relaxar um pouco e claro, tu também.

Assim, para te ajudar a entrares na Primavera com um espírito e corpo leve deixo-te o meu top 5 de alimentos que deves começar a incluir na tua alimentação já hoje.

 

 

Cevada

A cevada é um cereal fantástico para ajudar a eliminar gordura, em particular gordura animal. Se abusaste um pouco no Inverno a cevada vai ser a tua melhor amiga pois vai-te ajudar a perderes um pouco de peso além de ajudar a baixar os níveis de colesterol. Podes cozinhá-la em sopas, simples ou com arroz para obteres um delicioso creme de pequeno almoço como este que postei aqui   

 

Rabanete

O rabanete é um dos vegetais que gosto de comer todo o ano mas nesta altura ainda o aconselho mais por ser um excelente aliado para te ajudar a eliminares gordura. Assim, sempre que comeres algo um pouco mais gorduroso como tempuras, por exemplo, lembra-te de juntares um pouco de rabanete ralado ao teu prato para ajudar a dissolvê-las. Se quiseres levar o teu plano de desintoxicação do fígado e vesícula um pouco mais além podes comer um pouco de rabanete ralado de manhã em jejum. Esta é uma excelente forma de desintoxicares e promoveres o descongestionamente destes orgãos.

 

Vegetais de folha verde

Os vegetais devem fazer parte da tua alimentação durante todo o ano e, os de folha verde ainda mais pois são óptimos para o funcionamento de todo o organismo. Quanto mais escuros mais ricos em cálcio e além de promoverem a desintoxicação do fígado são óptimos para te ajudar a ter uma pele resplandecente. Concencida? Podes incluir vegetais crus em saladas como o agrião ou guarnecer sopas com cebolinho. E inclui sempre uma porção de vegetais escaldados como bróculos ou couves. Vais ver como o teu corpo vai agradecer. 

 

Rebentos

Os rebentos são o alimento que para mim mais simbolizam a Primavera, afinal é nesta época do ano que as flores que tanto a simbolizam começam a rebentar, certo? Devemos ver o nosso corpo como parte de um todo, que se deve mover e ajustar ás estações para que possamos fluir em todas elas com graciosidade e alegria e, ao incluir rebentos na nossa alimentação nesta altura do ano estamos a promover esse movimento sem esforço. São excelentes aliados no bom funcionamento digestivo e ricos em vitaminas e minerais. Podes consumi-los crus em saladas, sandes ou em batidos.

 

Algas

As algas são um daqueles alimentos que maior parte das pessoas nunca sabe bem como incluir na alimentação nem porquê. Hoje em dia devido á grande oferta de sushi nos países ocidentais a alga Nori tornou-se na alga mais conhecida e facilmente apreciada mas há muitas mais algas que podes e deves usar. Podes encontrar facilmente algas como a Wakame, Arame, Kombu, Hiziki e Agar-Agar em supermercados biológicos e não tenhas medo de as comprar pois são mais fáceis de usar do que possas imaginar. As algas são excelentes fontes de minerais, cálcio, ferro e iodo e são um bom aliado na desintoxicação e perda de peso. Fazem maravilhas á pele, cabelo e unhas e até as podes usar para preparar sobremesas como este Cheescake  ou esta Gelatina.

 

Um workshop de algas está na minha lista de workshops a fazer em breve por isso se quiseres aprender um pouco mais sobre como obteres os beneficios destes vegetais do mar fica atenta ao meu facebook e instagram e subscreve a minha newsletter para poderes assegurar a tua inscrição assim que o anunciar.

 

Espero que estas dicas te tenham sido uteis e te ajudem a entrares em grande nesta nova época do ano que é das minhas favoritas.

Até já babe!

 

(foto por Pedro Lucas)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload