NUTRIR O CORPO LOGO PELA MANHÃ

22.05.2016

Pronta para começar?

Então nada melhor que iniciar a nossa aventura com a primeira refeição do dia.

 

Depois de tantas horas em que o teu corpo trabalhou para eliminar toxinas, é importante ser gentil e recompensar o seu trabalho; afinal o fígado e a vesícula trabalharam afincadamente.

Segundo a medicina oriental, ao longo das 24 horas do dia, cada orgão têm o pico da sua actividade em determinada altura e, no caso da vesícula biliar, esse período situa-se entre as 23h e a 01h e, no caso do fígado, da 01h às 03h.

É importante que não sobrecarreguemos o nosso corpo com demasiados alimentos à noite de forma a que os orgãos possam exercer eficazmente as suas funções. Assim, é aconselhável que a última refeição do dia seja feita até 2 horas antes de te deitares, sendo também benéfico deitares-te antes das 24h.

 

Eu adoro acordar cedo.

Além de que acordar com tempo para não andares a correr logo de manhã é sem sombra de dúvidas mais interessante, acordar cedo também é um processo mais natural, aquilo a que eu chamo "alinhamento com a natureza". 

Viver uma vida saudável passa também por nos alinharmos com os ciclos da natureza, alimentando-nos de produtos locais e da epoca e, regularndo os horários das refeições e do sono. Desta forma, regulamos o nosso sistema interno, níveis de açúcar e sistema hormonal.

 

E agora que o nosso corpo passou tantas horas em jejum, é importante dar-lhe bons alimentos para que o nosso começo de dia seja adequado.

Para mim, as escolhas (alimentares e não só) que faço logo de manhã são primordiais, pois acabam por ter um certo peso na forma como o resto do meu dia se desenrola.

Além de uma refeição adequada, gosto de incluir uma prática de exercicio fisico logo de manhã e esfregar o corpo com uma toalha quente e húmida. São excelentes formas de limpar o excesso de toxinas mas, mais á frente falarei sobre elas de forma mais detalhada.

 

Como não gosto de rotinas, acabo por ir alternando os meus pequenos-almoços e, ao longo desta semana, vou partilhar contigo alguns dos meus favoritos.

Para além das receitas que vou partilhar, há alguns "extras" que gosto de incluir, como chás ou bebidas verdes, embora no caso das bebidas verdes não as beba diáriamente. Os ingredientes que gosto de incluir nas minhas bebidas verdes passam por: aipo, maçã, cenoura, pepino e gengibre mas, há imensas combinações que podes fazer. No entanto, consumir verduras ao longo do dia é sempre mais aconselhado e não devem ser substituidas pelo consumo de sumos verdes.

 

Hoje, para abrir esta semana dedicada aos pequenos-almoços, vou começar com um dos meus favoritos; o creme de arroz.

O creme de arroz é um clássico da alimentação macrobiótica. Foi dos primeiros cremes de pequeno-almoço que aprendi a fazer e, embora a receita "tradicional" possa passar por um processo que poderá levar até 8h ao lume em chama minima, não´é este que te vou ensinar.

Em vez disso vou-te a ensinar uma forma mais prática; digamos que é um atalho para um creme de arroz para gulosos. 

Se não tens qualquer problema de saúde que requeira uma atenção alimentar especial, vais adorar este creme.

 

Lembras-te da minha dica para cozinhares arroz integral em maior quantidade? Pois é agora que esta dica se vai tornar útil, pois iremos precisar de uma parte de arroz já cozinhado (só com água e uma pitada de sal ou kombu) para começarmos o nosso fabuloso creme de arroz.

 

No inicio deste guia falei-te um pouco das propriedades do arroz integral mas, um dos segredos que não não mencionei e vou partilhar contigo agora, está ligado às as suas propriedades energéticas.

Segunda a visão oriental, o arroz integral é excelente para auxiliar o intestino grosso e o pulmão, sendo aconselhado para pessoas com problemas intestinais. No caso das papas de arroz, elas são excelentes para pessoas em convalescência mas, nesse caso, estas papas devem ser cozinhadas de forma bastante simples, apenas com água e uma pitada de sal e kombu e não da forma gulosa como te vou ensinar.

Como te disse, esta receita é uma adaptação do creme de arroz tradicional. 

 

 

Nesta receita vamos usar um pouco de leite de amêndoa e não o deverás substituir por outro tipo de leite que não seja vegetal, afinal os lacticínios ficaram de fora, lembras-te?

Se tens problemas a nível de pulmões, como no caso de asma ou outros problemas respiratórios, eliminá-los vai ser extremamente benéfico pois o seu consumo leva à produção excessiva de mucos nas vias respiratórias, pricipalmente se associadas ao consumo de alimentos frios. Daí deveres prestar atenção ao consumo excessivo de saladas cruas, frutas e sumos de frutas.

 

Se quiseres saber mais ou procuras um aconselhamento mais personalizado clica aqui

 

 

Pronta para o nosso primeiro pequeno-almoço reconfortante?

 

CREME DE ARROZ

 

 

INGREDIENTES

 

1 medida de arroz integral cozido

4 medidas de água

2 medidas de leite de amêndoa

Geleia de arroz a gosto

1 Pau de canela

Raspa de 1 limão

 

PREPARAÇÃO

 

Leva um tacho ao lume com todos os ingredientes em chama média até que ferva. Assim que começar a ferver, reduz a chama e deixa cozinhar até obteres uma consistência cremosa.

Serve quente com um pouco de manteiga de amêndoa e sementes de girassol.

 

 

 

Como viste é bem simples, e vais ver o quão reconfortante e delicioso é. 

Amanhã tenho uma nova receita para partilhar contigo. Até lá, desfruta deste delicioso creme.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload