MILLET CREMOSO COM TÂMARAS

24.05.2016

Por esta altura já deves ter percebido que adoro cremes de pequeno-almoço.

A verdade é que são óptimos para auxiliar o sistema digestivo e uma boa fonte de energia logo pela manhã, principalmente quando elaborados com cereais integrais que são excelentes fontes de açúcares complexos que te vão saciar por mais tempo e fornecer energia mais duradoura, além de que ajudam a uma maior estabilidade emocional.

 

O millet é excelente para o estômago e baço e, como é um cereal sem glúten, torna-se bastante fácil de digerir. É um cereal alcalinino, com propriedades energéticas que o tornam muito benéfico para pessoas com diabetes. É muito versátil, podendo ser usado de inúmeras formas, tanto na elaboração de pratos doces como salgados.

Nestes meses mais frios, o seu consumo é ainda mais aconselhado.

Se te sentires fraca e com pouca vitalidade, este pequeno-almoço vai ser o teu melhor amigo.

E já te disse que é delicioso?

Mas não vás por mim, segue a receita e logo verás.

 

Há variadas formas de elaborares um excelente creme de millet. Podes adicionar fruta, como maçã, por exemplo, e cozinhares juntamente com um pau de canela e raspa de limão; adoçar com geleia de arroz ou cozinhá-lo com tâmaras, como nesta receita que te trago hoje.

Esta receita é bastante simples e, depois de experimentares esta versão podes sempre dar asas á imaginação e criar outras combinações de sabores.

 

Pronta?

 

MILLET CREMOSO COM TÂMARAS

 

 

INGREDIENTES

 

1 chávena de millet

4 chávenas de água

3 tâmaras sem caroço

1 pau de canela

Pitada de baunilha

Raspa de limão

 

PREPARAÇÃO

 

Num tacho deite o millet, a água, o pau de canela, as tâmaras, a baunilha e a raspa de limão e leve ao lume em chama alta até que ferva. Baixe a chama e deixe cozinhar em lume brando por 20 a 30 minutos adicionando mais água se necessário. Quando o millet estiver bem cozinhado retire do lume. Remova o pau de canela e triture até obter uma consistência cremosa.  Sirva com sultanas, bagas goji e sementes de chia.

 

Amanhã poderás ver aqui no blog mais uma receita de um pequeno-almoço que é dos meus favoritos nos dias mais frios. Vemo-nos qui. :)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload