Snacks saudáveis

30.05.2016

Maior parte de nós vive num dia a dia agitado, provavélmente com um horário de trabalho que nos ocupa cerca de 8 horas por dia, deixando-nos pouco tempo para nos debruçarmos sobre o quão importante são as escolhas dos snacks que comemos entre refeições. 

Muitas pessoas dão extrema importância às refeições principais mas, no que toca aos snacks a meio da manhã ou tarde, por vezes tornam-se quase como algo secundário, como que um mal necessário que tem de ser preenchido e em que qualquer coisa vale.

Normalmente essa escolha é inconsciente, e o que tiver mais à mão ou for mais prático vence.

Mas, será que as escolhas dos snacks serão são assim tão irrelevantes? Não. 

Estas escolhas vão sempre depender do estilo de vida de cada um, se praticas exercício físico ou não, se tens um trabalho onde passas a maior parte do tempo sentada ou por contrário passas o dia de um lado para o outro. Todos estes aspectos são importantes no que diz respeito à escolha dos snacks mais apropriados para o teu estilo de vida. Um bom snack para ti tanto pode passar por uma peça de fruta com algumas oleaginosas, como algo mais substancial tal como uma bola de arroz com umeboshi. Cabe-te a ti parares e avaliares a tua condição, o teu estilo de vida e acima de tudo escutares o teu corpo e ouvires as suas necessidades.

Esta semana vou-te ensinar a confeccionar alguns snacks de forma a puderes fazer escolhas mais saudáveis e fugires à tentação de comeres alimentos carregados de açúcar refinado ou uma sandes com manteiga no café mais próximo. 

Hoje, para te provar que nem toda a preparação de snacks envolve teres de arregaçar as mangas e envolveres-te na cozinha, sugiro-te algo delicioso e reconfortante; fatias de maçã com manteiga de amêndoim.

 Foto por lovegrowswild

 

 

As frutas da época são sempre uma boa opção no que diz respeito a snacks, sendo que quando as comes é aconselhável que as acompanhes de uma porção de oleaginosas, digamos que 1 peça de fruta com cerca de 5 oleaginosas. Ao fazê-lo estás a diminuir o indice glicémico da fruta. Muitas vezes comemos uma peça de fruta a meio da manhã e passado algum tempo estamos cheios de fome, certo? Ora a fruta é rica em frutose, sendo que quando entra no nosso organismo faz com que o indice glicémico dispare tendo o nosso pâncreas que produzir insulina para equilibrar aqui um pouco as coisas. No entanto, se comermos a nossa peça de fruta com uma porção de oleaginosas estamos a diminuir este indice glicémico e a tornar o nosso snack mais saciante. Esta conjugação funciona como uma sinergia, tornando estes dois alimentos em parceiros poderosos.

Para teres a sensação de um snack um pouco mais glamoroso e quase que decadente, podes cortar uma maçã em fatias e mergulhá-las num pouco de manteiga de amêndoim, é simplesmente delicioso! Mais fácil seria impossivél , não?

Hoje podes-te deliciar com este snack mas prepara-te para os fantásticos e deliciosos snacks que escolhi para partilhar contigo esta semana. Amanhã há mais! :)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload