BARRAS DE CEREAIS

02.06.2016

As barras de cereais são um daqueles snacks que fazem milagres. Deliciosas, práticas e saciantes, são algo que gosto de ter sempre à mão.

Mas calma, se pensas que todas as barras de cereais são iguais e que não vale a pena o esforço de as fazer em casa, enganas-te. A maior parte das barras energéticas que encontras à venda, inclusive em lojas de produtos naturais, estão carregadas de açúcar refinado e são super calóricas. Fazê-las em casa é bem mais simples do que parece, e o sabor garanto-te que vai pôr todas as outras a um canto.

Quando tive de apresentar uma proposta de barras energéticas para um grupo de surfistas levarem numa surftrip às Maldivas, a  minha cozinha transformou-se num laboratório experimental. Pesquisei, testei, queimei uma mão com caramelo quente no processo, e no fim consegui uma barra deliciosa cuja receita vou partilhar contigo hoje; a minha barra energética de avelã e goji.

 

Esta barra energética junta a deliciosa e nutritiva avelã às poderosas goji. Rica em proteína e gordura insaturada, a avelã ajuda a combater o cansaço e a fadiga, enquanto protege a saúde do coração. Rica em antioxidantes, as bagas goji são uma boa fonte de energia, Como bónus, ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos raios solares, devido à presença do betacaroteno.

Como vês é só vantagens nesta pequena barra que podes levar contigo para todo o lado, inclusive às Maldivas :)

 

BARRA ENERGÉTICA DE AVELÃ E GOJI

 

 

INGREDIENTES

 

200g flocos de aveia integrais

75g avelã

25g goji

20g sementes de abóbora

20g sementes de chia

20g sementes de sésamo

50g manteiga de amendoim biológica

100g geleia de arroz

 

 

PREPARAÇÃO

 

Junta todos os ingredientes, excepto a manteiga de amendoim e a geleia de arroz, numa taça. Mistura bem e reserva. Leva um tacho ao lume com a manteiga de amendoim e a geleia de arroz até obteres uma consistência de caramelo . Retira do lume e junta aos restantes ingredientes misturando bem.

 Deita o preparado num tabuleiro forrado com folha de papel vegetal e pressiona bem de forma a ficar bem compacto. Leva ao frigorifico durante 2 horas. Quando bem firme, retira do tabuleiro e corta em forma de pequenas barras.

Podes embrulhá-las separadamente em papel vegetal e guardar no frigorifico, assim terás sempre barrinhas prontas para levares contigo

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload