BOLAS DE ARROZ E UMEBOSHI

03.06.2016

Este é um daqueles snacks que poderá à partida parecer-te de elaboração complexa ou cujo nome te poderá parecer estranho, mas acredita que não. São basicamente bolas de arroz recheadas com manteiga de amendoim e pasta de umeboshi, enroladas em folhas de alga nori.

Se nunca ouviste falar de umeboshi antes então prepara-te, pois é um ingredientes que te aconselho a teres em casa.

Aqui vamos usar a ameixa umeboshi em forma de pasta  mas também podes encontra-la inteira,  fermentada, que é muito boa como remédio natural. É extremamente salgada, por isso não é propriamente um snack que possas comer como se fosse uma ameixa normal. mas eu gosto sempre de as ter à mão para casos de problemas digestivos, por exemplo.

Outra das formas em que é utilizada é em vinagre, o famoso ume su. Adoro usá-lo em vegetais salteados ou mesmo em sopas. Normalmente deito umas gotas apenas no final e, uma vez que tem um sabor salgado, permite reduzir as quantidades de sal na elaboração de receitas.

 

E porque é que eu considero este um dos meus snacks preferidos e os levo sempre quando em viagem? Ora então aqui vai:

O arroz integral é excelente para desintoxicar. É um hidrato de carbono complexo rico em vitamina B que ajuda a eliminar toxinas e a aumentar os níveis de energia ki, considerado um dos melhores alimentos para tratamento de problemas intestinais. Por outro lado a ameixa umeboshi é rica em minerais alcalinos tais como ferro, potássio e cálcio e ajuda a estimular as funções do fígado e acelarar o movimento intestinal. tornando-o num bom aliado à desintoxicação, ajudando no aumento da vitalidade. A alga nori é a alga com mais teor proteico e também a de mais fácil digestão tendo também a capacidade de baixar os níveis de colesterol.

Como vês é um mundo de coisas boas em forma de bola que podes levar contigo e saborear onde quiseres. É um misto de doce e salgado que te vai deixar a querer mais, pelo menos comigo é. Experimenta e logo me dizes, sim?

 

BOLAS DE ARROZ

 

 

INGREDIENTES

 

Arroz integral cozido

Pasta de umeboshi

Manteiga de amendoim biológica

Alga nori

 

 

PREPARAÇÃO

 

Com as mãos húmidas, pega numa pequena quantidade de arroz e molda-o num formato de bola. Com o dedo indicador faz uma pequena cavidade no centro da bola e insere uma pequena quantidade de pasta de umeboshi e de manteiga de amendoim. Tapa de forma a que estes fiquem dentro da bola. Corta a alga nori de forma a ficares com 4 quadrados iguais. Sempre com as mãos humedecidas, coloca um dos quadrados de nori na palma da mão e sobrepõe a bola de arroz.  Molda com as mãos de forma a cobrires uma parte da bola de arroz. Pega noutro quadrado de nori e envolve do outro lado da bola que ainda não esteja coberta, de forma a ficares com toda a bola de arroz coberta com a alga. Aperfeiçoa o formato da tua bola ou achata-a um pouco se assim preferires.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload