SEGUIR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NÃO É SINÓNIMO DE PASSAR HORAS NA COZINHA

06.06.2016

Porque fazer uma alimentação saudável não é sinónimo de passar horas na cozinha, esta semana tenho para ti 4 posts sobre como cozinhar refeições saudáveis em 30 minutos.

 

Principalmente quando falamos de alimentação macrobiótica, a primeira coisa que as pessoas se queixam é de que que para conseguirem elaborar uma refeição equilibrada e completa passam horas a fio na cozinha, o que se torna desmotivador após as primeiras tentativas. Esta semana vou desmistificar essa ideia e provar-te que podes fazer refeições saudáveis de forma rápida, com alguns truques e alguma imaginação. Muitas vezes as pessoas "pecam" por quererem ser perfeccionistas mas, por experiência própria aconselho-te a deixares a procura pela perfeição de lado por uns instantes e pensares apenas em criar algo de qualidade dentro das tuas capacidades. Com o tempo vais aprendendo a planificar refeições completas e equilibradas, e preparar alguns acompanhamentos essenciais com antecedência que te vão ajudar a não perder tantas horas na cozinha para preparar uma simples refeição.

Sim, vamos ter refeições onde vais encontrar um cereal, uma leguminosa, alguns vegetais e  talvez umas algas e uns pickles no nosso prato, e vamos ter de os cozinhar todos para elaborarmos uma refeição equilibrada mas, com algum planeamento vais ver que vais conseguir ter um prato delicioso em apenas 30 minutos. 

Se não estás a imaginar como, então prepara-te para as dicas que se seguem.

 

 

DICA #2 (NOVAMENTE) PLANEAMENTO, PLANEAMENTO, PLANEAMENTO

 

O planeamento de refeições pode ser uma grande ajuda para que não desesperes na hora de preparar uma refeição. Muitas vezes gosto de tirar um tempo para planear as refeições da semana pois assim consigo ter uma noção dos ingredientes que vou precisar e comprar aqueles que tenho em falta. Esta é também uma forma de poupares algum dinheiro pois não vais necessitar comprar ingredientes que depois poderás não usar e até deixar estragar, como no caso dos produtos frescos. Outra das vantagens é que podes prepara alguns ingredientes com antecedência e assim não tens de dispender tanto tempo na cozinha na hora de preparares as tuas refeições.

 

DICA #3 MISE EN PLACE

 

Torna-te um chef na tua própria casa.

Já pensas-te em como funcionam as cozinhas profissionais? Todos os pratos antes de serem elaborados passam por um processo de preparação dos ingredientes para a sua confecção. Este normalmente é o processo mais demorado e chato mas, se o fizeres com alguma antecedência poderá poupar-te tempo e muita paciência na altura de cozinhares, principalmente quando chegas a casa tarde após um dia de trabalho. Se já tiveres um plano de refeições feito, também saberás quais os ingredientes que irás precisar para uma determinada refeição e poderás prepará-los para que desta forma poupes algum tempo na cozinha depois. Podes preparar alguns vegetais, descascando-os e cortando-os ou marinar alguns derivados como seitan, tofu ou tempeh. No caso destes últimos além da vantagem de já os teres preparados para os cozinhares, também lhes vais dar mais sabor, o que vai tornar a tua refeição ainda mais saborosa.

 

 

 

DICA #4 SIMPLIFICA

 

Somos pessoas ocupadas e por vezes não temos tempo, nem paciência (sejamos sinceros) para prepararmos certos alimentos e, se podermos usar um atalho, quem somos nós para dizer não. Há certos produtos já feitos que são verdadeiros salva vidas para nos ajudar a conseguir uma refeição equilibrada, e não estou a falar de comprar refeições pré-cozinhadas, por muito bom aspecto e apelativas que pareçam. Estou sim a falar de produtos fermentados como por exemplo o chocrute. Consumires uma porção de pickles no final da tua refeição é muito vantajoso para uma boa digestão e manutenção de uma boa flora intestinal. Se a ideia de preparares os teus próprios pickles não te soar de todo apelativa podes sempre comprar um frasco de chocrute de boa qualidade em qualquer loja de produtos biológicos. Eu tenho sempre um em casa e não vivo sem ele. Como vês já tens um acompanhamento pronto e nem te deu trabalho nenhum.

 

 

 

 

DICA #5 O INGREDIENTE SECRETO

 

Muitas pessoas pensam que para se conseguir criar uma refeição completa, equilibrada e saborosa é necessária perícia, experiência e talento à mistura mas, na realidade há apenas um ingrediente que faz toda a diferença na altura de preparar uma refeição de qualidade.

Sempre que entrares no espaço sagrado que é a tua cozinha, prepara o teu mind set para o acto maravilhoso que é preparares uma refeição que te irá alimentar e dar a energia que o teu corpo tanto necessita e merece. Abraça esse momento com amor pois esse é o ingrediente secreto que torna qualquer prato básico num verdadeiro prato digno de uma estrela Michelin. Cozinhar é um acto de amor e, quando se põe amor naquilo que se faz o resultado só pode ser maravilhoso.

 

 

 

-DÁ AO TEU CORPO O FUEL QUE ELE NECESSITA-

 

Um dos segredos para uma boa saúde é cuidares dos teus intestinos, dando-lhe alimentos que ajudem a criar e manter uma boa flora intestinal.

Probióticos naturais como chocrute e miso são muito benéficos e como tal aconselho-te a incluí-los na tua alimentação.

Sempre que começares a tua refeição deves dar primazia ao consumo de sopas, sendo a sopa de miso uma escolha que aconselho a fazeres com regularidade. A sua preparação é simples e rápida e podes ir variando os ingredientes que escolheres adicionar, podendo torná-la numa verdadeira refeição se lhe juntares massa e uns quadrados de tofu.

Esta semana vamos preparar refeições que vão passar por pratos simples a outros mais completos mas hoje tenho  apenas uma receita para ti que é talvez a mais importante que te posso ensinar pelos seus benefícios para a tua saúde; a sopa de miso.

 

O miso é uma pasta produzida através da fermentação da soja com sal e um fungo de nome “kojikin” e podes encontrá-los em três variedades, tais como o mugi miso, feito com cevada; o hatcho miso, com soja; e o genmai miso, com arroz integral.

O miso é tipicamente salgado, mas o seu sabor depende dos ingredientes usados bem como o tempo de fermentação..

É rico em proteína, vitaminas e minerais, contendo enzimas que melhoram a digestão e microorganismos benéficos à constituição da flora intestinal, por essa razão eu te aconselhar o seu consumo regular.

 

foto por bojongourmet.com

 

SOPA DE MISO COM SHITAKE E GENGIBRE

 

 

INGREDIENTES

 

Miso de cevada (1 c. de sobremesa por taça)

1 cebola

1 tira de alga wakame

6 cogumelos shitake

gengibre ralado e espremido

cebolinho

 

 

PREPARAÇÃO

 

Demolha os cogumelos shitake durante 30 minutos.

Leva uma panela ao lume com a água suficiente para a quantidade de sopa que pretendes obter e junta a cebola e o shitake cortado em pedaços pequenos. Tapa e deixa cozinhar em lume médio. demolha a alga wakame por 1om. Quando os cogumelos estiverem cozinhados junta a alga wakame cortada em pequenas tiras. Dissolve o miso numa taça e junta à sopa sem deixares que ferva de forma a não perderes as qualidades das enzimas presentes no miso. Junta um pouco de sumo de gengibre e serve com cebolinho. Para tornares a tua sopa mais rica podes juntar mais vegetais, massa e tofu 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload