CUSCUZ DE VEGETAIS COM GRÃO ESTUFADO

07.06.2016

Para abrir a nossa semana de refeições completas em 30 minutos, trago-te um prato que adoro e se prepara em três tempos. Basta seguires as minhas dicas de planeamento que já te referi antes e metade do teu trabalho já estará feito. 

Para este prato vais precisar de ter grão de bico já cozido e, se quiseres poupar algum tempo na hora de cozinhar, cortar alguns vegetais mas, eu considero este prato tão fácil de se fazer que nunca corto os vegetais antecipadamente.

Neste prato vamos preparar um cereal que vai consistir de cuscuz , com uma mistura de vegetais, oleaginosas e sultanas e, como leguminosa e fonte de proteína, vamos ter o grão de bico que vamos estufar com um pouco de abóbora, o que vai fazer maravilhas ao nosso estômago e baço. Como acompanhamento vamos ter uma salada verde com rebentos com um vinagrete de mostarda e, para tornar o nosso prato mais completo, uns pickles rápidos de rabanete.

Como vês temos uma refeição completa, onde não só tens presente um cereais, uma leguminosa e vários vegetais mas também vários métodos culinários para tornarem a tua refeição mais rica.

Vamos a isso?

 

CUSCUS COM AMÊNDOAS E SULTANAS

 

 

INGREDIENTES

 

1 taça de cuscuz

1 taça de água

1 dente de alho

1/2 cebola

1/2 pimento vermelho

1 ramo de bróculos

2 cenouras

1/3 couve roxa

amêndoas

nozes

sultanas

azeite

sal marinho

pimenta preta

cominhos em pó

 

 

PREPARAÇÃO

 

Leva um tacho ao lume com água até ferver. Quando ferver deita a água sobre o cuscuz e tapa com um pano. Deixa hidratar por 5 minutos e de seguida separa os grãos com a ajuda de um garfo. Reserva.

Numa taça junta as amêndoas e as nozes cortadas grosseiramente, as sultanas, a couve roxa cortada em juliana, a cenoura cortada em pedaços bem pequenos, assim como os bróculos. Reserva.

Leva um wok ao lume com um fio de azeite e, quando quente, junta a cebola e o alho e deixa saltear. Adiciona o pimento vermelho cortado em pequenos quadrados e deixa cozinhar. Entretanto junta o cuscuz aos vegetais crus, nozes, amêndoas e sultanas e envolve bem. Tempera com sal, pimenta e os cominhos.

Quando o pimento vermelho estiver cozinhado junta o cuscuz e envolve bem. se necessário rectifica os temperos. Retira do lume e serve com cebolinho.

 

 

 

ESTUFADO DE GRÃO DE BICO COM VEGETAIS DOCES

 

 

INGREDIENTES

 

1 taça de grão de bico

1 tira de alga kombu

2 dentes de alho

1 cebola

2 fatias de abóbora

2 cenouras

sal marinho

azeite

pimenta

1 c. de sopa de shoyu

1 c. de sobremesa de amido de milho

vinagre de umeboshi

coentros

 

 

PREPARAÇÃO

 

 

Demolha o grão de bico por 6 horas. Leva o grão de bico a cozer em água limpa e a alga kombu na panela de pressão por 30 minutos.

Refoga a cebola e o alho num pouco de azeite e junta as cenouras cortadas em quadrados pequenos. Deixa cozinhar ligeiramente e adiciona a abóbora igualmente cortada em pedaços pequenos. Tempera com sal e pimenta e mexa de forma a incorporar todos os ingredientes. Junta um pouco de água e deixa cozinhar até todos os ingredientes estarem macios. Adiciona o grão de bico,  shoyu e envolve bem. Rectifica os temperos se necessário e deixa cozinhar por mais uns minutos em lume brando. Numa taça dissolve o amido de milho com um pouco de água e junta ao grão, mexendo bem para incorporar. adiciona o vinagre de umeboshi e retira do lume. serve com coentros picados.

 

 

PICKLES RÁPIDOS DE RABANETE

 

 

INGREDIENTES

 

10 rabanetes

2 c. de sopa de vinagre de umeboshi

 

 

PREPARAÇÃO

 

Corta os rabanetes em lâminas e disponha numa taça. Junta o vinagre de umeboshi e massageia delicadamente com as mãos até ficarem macios.

 

 

VINAGRETE DE MOSTARDA

 

 

INGREDIENTES

 

1 c. de sobremesa de mostarda dijon

3 c. de sopa de azeite

1 c. de sopa de shoyu

1 c. de sopa de vinagre de arroz

 

PREPARAÇÃO

 

Junta todos os ingredientes numa taça estarem bem envolvidos.

Serve sobre a salada verde com rebentos.

 

Desfruta!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload