PAELHA DE TEMPEH

09.06.2016

Este é um daqueles pratos facílimos de preparar e óptimo  para aqueles dias em que tens visitas de última hora e não sabes bem o que fazer. Uma das vantagens deste prato é que também não existem grandes regras em relação as ingredientes que podes usar, logo torna-se um prato fantástico para aquelas alturas em que tens imensos restos no frigorifico e não sabes o que fazer com eles. Para esta versão usei o que tinha à mão e, para tornar esta paelha mais rica e deliciosa, juntei quadradinhos de tempeh. Para quem não está habituado ao sabor característico do tempeh, esta é uma forma mais "soft" de o incluir na alimentação pois o sabor fica meio que disfarçado entre os restantes ingredientes. A primeira vez que provei tempeh confesso que detestei mas, com o tempo fui-me habituando ao sabor e e agora confesso que adoro. O tempeh é tradicionalmente feito a partir de grãos de soja fermentados e é super rico em proteína. A minha marca de tempeh favorita pertence ao meu amigo Salvatore e podem encontra-la em variados supermercados biológiocos como "Sal's tempeh". O mais interessante é que podem encontrar variedades de tempeh não apenas de soja mas também de grão de bico com sementes de girassol. ou de azuki e arroz integral., simplesmente irresistível!

Para esta receita usei arroz integral já cozido que tinha no frigorifico mas, caso não tenhas arroz cozido à mão, podes fazê-la com arroz semi-integral pois consegues cozê-lo em 20 minutos e obter uma paelha deliciosa, Nesse caso só terás de adicionar o arroz quando adicionares os vegetais. Um truque para poupares tempo é marinar o tempeh com umas horas de antecedência, assim também vais obter um sabor mais rico.

Vamos a isso?

PAELHA DE TEMPEH

 

 

INGREDIENTES

 

1 cebola

2 dentes de alho

1/2 pimento vermelho

1/2 Couve coração

2 cenouras

1 alho françês

250g de tempeh

arroz integral cozido

shoyu

sumo de 1 limão

sumo de gengibre

coentros

sal marinho

pimenta

açafrão

azeite

água

 

 

PREPARAÇÃO

 

Corta o tempeh em quadradinhos e  dispõe num tabuleiro ou taça. Faz uma marinada com um pouco de shoyu, alho picado, sumo de limão, sal, pimenta e sumo de gengibre. Cobre o tempeh com esta marinada e reserva até à hora de cozinhar. Leva o tempeh a fritar numa frigideira quente com um fio de azeite em lume médio até ficar douradinho. Reserva.

Leva outra frigideira ao lume com um fio de azeite e quando quente adiciona a cebola cortada aos quadradinhos. Quando translucida junta o alho e mexe bem. Adiciona a cenoura e os pimentos cortados aos cubinhos e o alho francês e a couve coração cortada em juliana. Mexe bem para incorporar todos os ingredientes, tempera com sal e pimenta e deixa que cozinhem ligeiramente., por aproximadamente 10 minutos. Adiciona um pouco de água, o arroz e o tempeh e tempera com um pouco de açafrão misturando bem para incorporar. Prova e se necessário rectifica os temperos. Deixa cozinhar por mais 5 minutos e retira do lume. Serve com coentros frescos picadinhos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload