4 FORMAS DE ELIMINARES O AÇÚCAR DA TUA ALIMENTAÇÃO

13.06.2016

 

Esta semana é dedicada a um dos temas que praticamente toda a gente adora; doces e sobremesas.

 

A maioria de nós cresceu a comer doces elaborados com açúcar branco refinado como sendo algo normal numa dieta saudável, mas hoje em dia temos uma maior consciência de que este hábito é dos mais nefastos para a nossa saúde.

Já muito se fala sobre os prejudícios desta que é considerada uma droga devido ao seu efeito aditivo.

É comum encontrarmos açúcares adicionados a grande parte dos alimentos, tais como molhos, enlatados, refrigerantes e até mesmo pão, entre outros. Este excesso de açúcar tem contribuído em muito para o desenvolvimento de maior parte das doenças modernas tais como a obesidade, diabetes, problemas cardíacos, cáries, osteoporose, passando também por um aumento de hiperactividade e diminuição do desempenho e aprendizagem nas crianças, além dos efeitos a nível emocional que passam muitas vezes por uma sensação de tristeza sem razão aparente.

 

Sim, o açúcar branco é uma droga e muitas vezes difícil de largar.

 

Confesso que na minha experiência pessoal em mudança de hábitos alimentares, nada me é tão difícil de resistir como ao açúcar. Ainda hoje sou capaz de me render a um pastel de nata ou a um gelado do Santini sabendo, no entanto, que estas não são propriamente as melhores escolhas, mas a realidade é que, para mim, ser saudável e fazer escolhas saudáveis de forma consciente é um processo, uma viagem que não se faz em linha recta. Vão sempre aparecer muitas curvas e obstáculos pelo caminho, mas é a capacidade de os contornarmos e seguirmos na direcção certa que nos torna mais fortes. Não me sentia bem se te dissese o quanto foi transformador ter sido capaz de deixar definitivamente de consumir açúcar branco, pois ainda hoje consumo em certas ocasiões, mas não da forma desenfreada como fui educada a fazer e isso por si só já é uma conquista para mim. Não quero passar por santa ou por alguém a quem possas olhar como inspiradora por ter ultrapassado certos desafios quando na realidade ainda os tento superar. No entanto o que posso partilhar contigo é a forma como me inspiro para ser capaz de dizer não aquela que é a droga do século XXI.

 

1

ELIMINA O AÇÚCAR BRANCO DA TUA DISPENSA

 

Se há algo que não encontras na minha dispensa é um pacote de açúcar branco. Por estranho que pareça, a verdade é que não gosto do sabor do açúcar branco puro, dessa forma nunca me habituei a usá-lo para adoçar chás, por exemplo, e sempre me fez confusão ver a quantidade absurda de açúcar que muitas pessoas põem nas bebidas, tais como chá ou café. Para mim, adicionar açúcar ao chá seria estragá-lo, pois não me ia permitir desfrutar do seu verdadeiro sabor. O que os açúcares adicionados fazem à maior parte dos alimentos é realmente isso, alterar o seu sabor tornando-os muitas vezes em iguarias viciantes que de outra forma nem irias gostar de comer.

Permite-te saborear o verdadeiro sabor de cada alimento sem usares a "muleta" do açúcar branco para o tornares mais apetecível. Vais ver que com o tempo as tuas papilas gustativas se vão alterar e habituar-se ao verdadeiro sabor dos alimentos. E se não tiveres açúcar branco à mão não terás a tentação de adoçares o teu chá ou café, ou qualquer que seja o teu hábito.

 

2

SUBSTITUI O AÇÚCAR BRANCO POR AÇÚCARES NATURAIS

 

Por decidires que o açúcar branco não tem mais lugar na tua cozinha não significa que tens de eliminar todos os doces da tua vida. Já viste o que seria uma vida sem o seu lado doce?

Agora que decidiste não ter mais pacotes de açúcar branco na tua dispensa o que tens de fazer é substituí-los por adoçantes naturais de forma a puderes continuar a adoçar as tuas bebidas ou fazer os teus doces e bolos preferidos.

Eu tenho 3 adoçantes que são os meus preferidos e que costumo ter em casa:

 

 

GELEIA DE ARROZ

 

A geleia de arroz é um doce obtido por processos enzimáticos a partir do grão de arroz utilizando também cevada germinada para criar um adoçante equilibrado. Tem um grande teor de hidratos de carbono complexos sendo absorvido de forma lenta e gradual na corrente sanguínea. O seu sabor é subtil e bastante agradável. Podes usá-lo para adoçar bebidas ou na confecção de doces e bolos.

 

 


XAROPE DE ÁCER

 

O xarope de ácer, também conhecido como maple syrup, é um xarope extraído da seiva de árvores do género Acer. Tem um sabor bastante doce pelo que não irás precisar de uma grande quantidade na elaboração de doces. Podes usá-lo em sobremesas e bolos para conseguires um sabor mais intenso do que usando a geleia de arroz.

 

 

TÂMARAS MEDJOOL

 

Além de serem um bom adoçante natural são também um bom snack nas alturas em que te possa apetecer algo doce. São excelentes para ligar alimentos, o que as torna a minha escolha de eleição para adoçar bolas energéticas ou trufas. São ricas em açúcar, mas como se trata de um açúcar natural a sua absorção é lenta não fazendo disparar os níveis de açúcar no sangue.

 

 

3

NÃO TE PRIVES

 

Muitas vezes quando queremos fazer mudanças drásticas o que fazemos é eliminar por completo o consumo de determinados alimentos. Enquanto que para uns essa táctica possa resultar, para outros pode ser a receita para o desastre. O que acontece é que quando não estamos tanto física como emocionalmente preparados, essa privação pode levar a estados de ansiedade que só te farão pior e muitas vezes podem até fazer-te comer mais.

Não quero dizer com isto que o uses como desculpa para puderes comer doces todos os dias de forma desenfreada, mas quando tiveres desejos de algo doce o melhor é desfrutares de algo que te sacie e fazê-lo sem culpas sem nunca esquecer que a moderação é a chave para o sucesso.

 

4

INFORMAÇÃO É TUDO

 

Uma das melhores formas para me manter inspirada é informar-me e o poder dos documentários feitos nos dias de hoje são decisivos neste aspecto. Sempre que preciso de motivação procuro novos vídeos, livros ou palestras que me inspirem a manter no bom caminho e manter-me informada e focada.

Aqui deixo-te alguns links de documentários para que os mesmos te possam elucidar sobre os efeitos do açúcar no nosso corpo e inspirar-te a fazer mudanças positivas.

 

 

Best Documentary 2015 - The Secrets Of Sugar - Science Channel National Geographic

Sugar: The Bitter Truth

Guy gives up added sugar and alcohol for 1 month

 

 

 

Durante esta semana vamos deixar o açúcar branco fora da nossa cozinha e aprender a elaborar doces e sobremesas com adoçantes naturais. Vamos embarcar numa viagem por novos e doces sabores que espero que te façam mudar de hábitos e optar por alternativas mais saudáveis.

Pronta? Amanhã começamos com um cheescake vegan que eu adoro Não percas!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload