6 FORMAS DE ME ANIMAR QUANDO ESTOU EM BAIXO

20.06.2016

Agora que já falámos sobre alimentação e experimentas-te novas formas de cozinhar, está na altura de levares as coisas mais além. Sim, porque viver uma vida saudável não é só saber comer bem mas também saber abraçar todos os aspectos da vida de forma saudável. Acima de tudo é seres fiél a ti mesma na tua essência, saberes ouvir o teu corpo, saires da tua zona de conforto quando é necessário, respeitando os teus limites e os dos que te rodeiam.

Se no inicio desta viagem começaste a escrever o teu diário, está na altura de o releres e debruçares-te sobre os aspectos menos positivos que escreves-te. Agora que fizes-te alterações na alimentação, e experiencias-te os beneficios de uma alimentação natural, talvez seja a altura certa para fazer outras tantas, mais profundas, que possas ter vindo a evitar. Por vezes pequenos actos são um grande impulso para grandes mudanças.

Se algo na tua vida não corre tão bem, não te vitimizes nem te recrimines. A vida, tal como a natureza, é feita de ciclos e tudo se transforma. Talvez esteja na altura de agitares um pouco as coisas. 

Quando me sinto em baixo ou sem saber o que fazer em determinada situação, há pequenas coisas que sempre me deixam melhor, tais como:

 

 

PASSAR TEMPO COM AMIGOS

Sair com amigos pode ser uma excelente terapia. Melhor que ninguém eles conhecem-te e sabem quando estás em baixo e como te animar. Sempre que te sentires abatida liga a alguém que realmente te conheça e esteja lá para ti nos bons e maus momentos, afinal é para isso que os amigos servem. Vais ver que te poderão dar uma nova perspectiva sobre que te esteja a desanimar e ajudar a levantar a tua moral. 

 

 

 

PASSEAR NA NATUREZA

O poder reenergizante da natureza é muitas vezes desvalorizado mas acredita que é das melhores terapias que há. Passear à beira mar é algo que me traz sempre calma e, quando quero estar num ambiente mais recolhido, escolho por caminhar pela serra de Sintra. O poder curativo das árvores, principalmente nesta zona, é indiscritível e volto sempre com uma energia renovada. Por vezes basta afastares-te um pouco do caos da cidade e deixares-te envolver pelo ar puro da serra ou do mar. Umas simples inspirações profundas são capazes de envolver o teu corpo numa sensação de calma e dar-te uma nova energia. 

 

 

 

APRENDER ALGO NOVO

Muitas vezes tudo o que precisamos é de agitar um pouco as coisas. É normal cairmos numa rotina e estagnarmos e, quando damos por nós estamos presos nos mesmos padrões de acções e pensamentos. Por vezes o mais difícil é reconhecermos estes padrões e darmos o primeiro passo para os mudar. Quando sentires que a tua vida está a entrar num ritmo monótono pensa em algo que gostarias de fazer, mesmo que à partida te pareça pouco realista. Afinal somos nós que criamos a nossa própria realidade e nada é impossível. Pequenos passos como inscreveres-te numa aula de yoga ou fazer um workshop de cozinha podem-se revelar grandes passos que te impulsionem a mudanças que necessites e ainda nem saibas.

 

 

VIAJAR

Para mim há poucas coisas que me tornam tão rica como pessoa como viajar.Em cada viagem é um novo mundo que se abre diante dos meus olhos e uma nova e renovada perspectiva da vida é-me apresentada.Muitas foram as viagens onde dei por mim a desafiar-me com situações inesperadas que me fizeram crescer e valorizar a minha vida pessoal quando a achava monótona e longe do que gostaria que fosse. A realidade é que muitas vezes estamos tão acostumados a esta energia consumista de querer ter mais que nos esquecemos que no fundo temos mais do que na verdade precisamos.Ao viajar estamos a desprendermo-nos de tudo o que nos rodeia diariamente e abrir espaço para vivermos outras realidades e dar valor áquilo que muitas vezes damos por garantido.

 

 

 

MIMAR-ME

Quando vivemos numa sociedade em que temos de trabalhar, muitas vezes longe de casa e ainda temos um lar e família para cuidar, é comum pôr as nossas necessidades pessoais em segundo lugar mas, a verdade é que quando isso acontece estamos a criar tensão e desgaste emocional e físico que mais cedo ou mais tarde se irá reflectir na nossa saúde e emoções. Uma das formas que gosto de me mimar é através de massagens. São uma excelente forma e relaxar e reenergizar ajudando a eliminar toxinas e energia estagnada mas, por vezes são coisas mais simples que me ajudam a descomprimir como beber um copo de gin tónico com amigas. Procura aquilo que te faz descontraír de forma saudável e desfruta-o sempre que necessites. Por vezes pequeninas coisas fazem milagres.

 

 

 

 

PASSAR TEMPO DE QUALIDADE EM FAMILIA

A minha familia é o meu maior sistema de apoio, por essa razão merce que eu dê o melhor de mim nos tempos que temos livres. Passar tempo de qualidade com aqueles que amamos é das melhores e mais simples coisas que podemos fazer. Tenho a sorte de fazer um desporto em comum com o André, o que nos permite passar tempo juntos onde partilhamos as mesmas sensações e gosto pelo mar. Além disso tentamos fazer outras actividades, que podem ser tão simples como um passeio de bicicleta, brincar na praia com os nossos cães ou fazer uma viagem até ao Alentejo. Estes momentos em conjunto permitem-nos sair da rotina e viver momentos de qualidade que ajudam a tornar .a relação familiar forte e saudável. Estes são alguns dos meus truques para me manter saudável mas, há outros que incluo na minha rotina diária ou semanal e que conseguem fazer uma grande diferença na minha vitalidade. Amanhã vou-te falar de um dos meus favoritos, por isso não percas o próximo post!

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload