CREME DE ERVILHAS E HORTELÃ

21.10.2016

 

Isto de ser mãe tem o que se lhe diga. Ter tempo para fazer o que em tempos consideraria coisas básicas consegue ser uma odisseia, e no que diz respeito a cozinhar pratos mais elaborados dignos de um post no blog é quase uma utopia. Sempre que a minha filha decide dormir uma sesta lá entro eu em modo "ok, o que vou cozinhar de excecional?" Pensa para aqui, pensa para ali, abre as portas da dispensa para ver o que me inspira e quando decido começar a cozinhar parece que se liga um botão no cérebro da piquena e de repente dou por ela desperta a dar ás pernas e aos braços e, se já falasse, jurava que iria ouvi-la dizer: " estás a cozinhar, estás a cozinhar, estás a cozinhar??!!!!". Pois, já estão a ver o filme, não?

Escusado dizer que lá se vai o prato excecional digno do blog. Os ultimos pratos excecionais que têm saido da minha cozinha têm sido sopas cremosas bem básicas para agradar à princesa, e se ela pudesse dizer de sua justiça diria que a sopa de batata doce com cenoura e alface era algo gourmet. Sim, ela adora e faz um ar de satisfação como se tivesse a comer caviar. Humm, mnhammm, mnhammm, mnhammm. Valha-nos isso!

Com o acumular de noites mal dormidas, dedicação exclusiva á princesa da casa e as lides domésticas, sobra pouco á criatividade e as refeições tendem a tornar-se previsiveis.

Mas ontem á noite, numa tentativa de fazer algo diferente e ao dar por mim com muito poucos ingredientes para dar asas à imaginação, decidi inspirar-me nos livros de cozinha que tenho por cá. Afinal com tanto livro que tenho alguma coisa de jeito hei-de encontrar para o jantar, não?

E foi assim que dei com a receita da mais cremosa das sopas com um gostinho a hortelã que me deixou com a cara da minha filha quando come a sua sopa. Mnham, mnham, mnham!!!!! Quero mais, quero mais, quero mais. Sim, é assim tão boa! (ou será o meu cérebro de recém mãmã que com a falta de pratos sofisticados já se agarra a uma simples sopa como se fosse o melhor prato da minha vida?). Seja como for é boa, e a melhor parte é que é tão básica que se faz em tempo record e nem dá tempo para o cérebro da princesa dar o clique e começar a espernear! Bum, mais um bónus! Obriga à Joana Alves e ao seu livro "Natural" por ter feito esta mãmã tão feliz.

A receita pedia ingredientes frescos e sim, eu sou a rainha dos frescos. Normalmente o meu congelador só tem couvetes de gelo pois não gosto de congelar comida mas, há uns tempos atrás após uma generosa colheita de courgetes, dei por mim a cortá-las e condicioná-las em sacos de congelação divididas em pequenas porcões para mais facilmente as poder usar. E eis que ontem um desses saquinho encontrou a saída do congelador e viu-se transformar na mais bela das sopas, acompanhado de umas ervilhas e de umas deliciosas folhas de hortelã acabadinhas de colher. 

Acho que com isto será escusado dizer o que irá acontecer ao resto dos saquinhos, não?

 

 

 

CREME DE ERVILHAS E HORTELÃ

 

 

INGREDIENTES

 

450g de Ervilhas frescas

2 Courgettes

2 Cebolas médias

3 dentes de Alho

800ml de água

1 raminho de Hortelã

Sal marinho 

Pimenta preta

Azeite

 

 

PREPARAÇÃO

 

Lave as courgettes e descasque a cebola e os alhos.

Corte tudo em pedaços grandes e coloque numa panela.

Junte a água apenas até cobrir os legumes. Deixe levantar fervura e adicione o sal e a pimenta deixando cozinhar em lume médio por aproximadamente 15 minutos, até os legumes começarem a ficar tenros.

Acrescente as ervilhas e deixe cozer por mais 5 minutos. Desligue o lume, acrescente o azeite e as folhas de hortelã e triture com a varinha mágica até obter um puré leve e cremoso.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload