O MELHOR REMÉDIO CASEIRO PARA HIPOGLICEMIA

03.01.2017

O chá ou caldo de vegetais doces é um dos chamados "remédios caseiros" mais recomendados em macrobiótica. É particularmente recomendado para regularizar os níveis de açúcar no sangue e para quem procura diminuir ou eliminar o consumo de alimentos yin extremos como o caso dos açúcares de absorção rápida, tais como bolachas, chocolates, bolos, ou seja, tudo o que podemos encontrar numa mesa nesta altura das festas. O que muitas vezes não paramos para pensar é o porquê do desejo de alimentos extremos yin. Quando consuminos demasiados produtos de origem animal ou outros extremamente yang, o nosso organismo, como resposta de defesa e tentativa de equilibrio, cria uma necessidade de alimentos extremos yin. Por exemplo, quando alguém come demasiados produtos animais tais como carne, queijos e alimentos salgados tende a ter necessidade de comer alimentos yin tais como doces, refrigerantes e até bebidas alcoólicas. Esta é a forma de o organismo se equilibrar mas, conduz a uma oscilação tal que se reflecte não só a nível fisico como emocional. É muito debilitante para o pãncreas levando muitas vezes a casos de hipoglicemia, ou seja, níveis extremamente baixos de açúcar no sangue. Ter níveis de açúcar no sangue adequados é fundamental para o funcionamento de todo o metabolismo uma vez que todo o nosso corpo necessita da energia obtida através destes açúcares para  um correcto funcionamento do todo. 

Esta bebida, uma vez sendo elaborada à base de vegetais doces, satisfaz as necessidades de açúcar mas de uma forma suave tornando-se benéfico ao nível do funcionamento do pâncreas.

 

 

CHÁ OU CALDO DE VEGETAIS DOCES

 

INGREDIENTES

Cebola

Cenoura

Couve lombarda 

Abóbora

 

 

PREPARAÇÃO

 

Cortar quantidades idênticas de vegetais doces em pedaços médios. Levar o triplo ou quádruplo do volume de água a ferver, adicionar os vegetais e cozinhar destapado durante 3 minutos. Diminuir a intensidade da chama, tapar e cozinhar durante 20 minutos. Coar e beber morno ou quente. A bebida que sobra pode ser guardada no frigorífico durante 2 dias e deve ser aquecida antes de ser ingerida. A frequência com que se deve beber o caldo de vegetais doces varia em função da condição de cada pessoa, podendo ir de 1 a 2 chávenas uma vez por dia ou dia sim, dia não, durante 3 a 4 semanas, podendo seguir-se uma pausa de 10 a 15 dias, para retomar mais tarde durante mais 2 a 3 semanas.

 

(receita do caderno macro "remédios caseiros" de Francisco Varatojo com Pedro Romão) 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload