PUDIM DE CHIA E MANGA

12.06.2017

Se existem receitas que toda a gente tem de fazer pelo menos uma vez na vida esta é, sem dúvida, uma delas. Super fácil, rápida, versátil, que tanto pode ser um bom pequeno-almoço ou um delicioso snack a meio da tarde. 

 

A combinação de pudim de chia com manga é simplesmente divinal e, embora eu não costume comer frutos tropicais numa base diária, quando me ofereceram duas deliciosas e maduras mangas eu sabia que tinha de as usar na mais deliciosa das receitas de pudim de chia.

 

A chia é um daqueles ingredientes versáteis que podem ser usados tanto em pudins, pães, batidos ou para substituir ovos em inúmeras receitas, além de ser nutricionamente muito rica, sendo considerada um superalimento. Se não tens o hábito de usar chia vê o último post onde te dou 5 razões para incluires chia na tua alimentação.

 

O consumo de sementes de chia fornece inúmeros benefícios à saúde. É uma excelente fonte de proteína, ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais, auxiliando o organismo na redução dos níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, pressão arterial e riscos de doença cardiovascular, sendo ainda, segundo alguns estudos, benéfico em casos de diabetes.

 

Quando mergulhadas em água, as sementes de chia libertam um gel transparente. Este gel, quando ingerido, produz uma barreira física que separa as enzimas digestivas dos carboidratos, promovendo uma lenta conversão de carboidratos em açúcar, consequentemente uma digestão lenta.  Além disso, mantém os níveis de açúcares no sangue sendo útil na prevenção e controle da diabetes.

 

Como vês, estas pequenas sementes são um grande aliado numa alimentação saudável e equilibrada, e a forma de as usares é tão simples como este pudim de chia que te trago hoje.

 

 

PUDIM DE CHIA E MANGA

 

 

INGREDIENTES

 

1 cup de leite de amêndoa ou outro leite vegetal

1/4 cup de sementes de chia

1 manga 

 

 

PREPARAÇÃO

 

Mistura o leite de amêndoa e a chia numa taça, mexendo bem para que as sementes fiquem bem misturadas no leite e não criem aglomerados. Deixa repousar por 3 a 5 minutos e volta a mexer.

Cobre a taça e leva-a ao frigorifico por 1h ou durante a noite.

Serve num copo, em camadas alternadas de chia com a polpa de manga triturada.

 

Espero que tenhas gostado desta receita. Deixa o teu comentário e partilha com quem achas que vai gostar.

Se a recriares em tua casa diz-me como ficou e partilha a tua criação #inandyoungrecipes. 

 

 

Fontes:


(1) Brazilian Journal of food technology

 

 

- Michele Silveira Coelho - Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos. Campinas, v. 17, n. 4, p. 259-268, out./dez. 2014

 


 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload