6 FORMAS DE DESINTOXICAR O CORPO E A MENTE

01.01.2017

 

Após os excessos das festas é comum sentirmos a necessidade de fazer uma desintoxicação mas, principalmente quando iniciamos um novo ano e consequentemente um novo ciclo, mais do que tirármos um tempo para desintoxicar dos excessos da época festiva devíamos parar e reflectir nos excessos que fizemos ao longo do ano. Todos nós acabamos num momento ou outro por cometer alguns excessos alimentares e tendencialmente quase todos nós nos recriminamos por isso mas, mais do que os excessos alimentares, penso que também deveriamos reflectir nos excessos emocionais. Ao longo dos ultimos 365 dias quantas vezes deram por vós a exigir demais de voçês, a ingressar por caminhos e situações que gostariam de não ter vivido, a não viverem os sonhos que estão constantemente a adiar, a recriminar-vos por terem feito, ou não, determinadas acções? Todos estes actos que consciente ou inconscientemente fazemos levam a criar uma condição de toxicidade no nosso corpo. Sim, porque não são só os alimentos que têm a capacidade de criar toxinas no nosso organismo, as nossas acções e pensamentos são igualmente ou ainda mais poderosos. Como já dizia Hipócrates “Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças.”  

O poder da nossa mente é insubestimável e através dele temos a capacidade de criação. Assim sendo, no inicio deste novo ano mais do que pararmos para pensar que sumos verdes havemos de beber para eliminar o excesso de doces ou que chás havemos de tomar para eliminar as gorduras a mais, porque não pararmos para realmente reflectir no que queremos eliminar na nossa vida e, o que queremos criar neste novo ano de 2017? Sejam quais forem os vossos objectivos para este novo ano visualizem-nos claramente, com pormenor e, ainda mais importante, sintam a alegria, o contentamento que irão sentir quando os atinguirem. 

Para mim 2016 foi um ano intenso, um ano de extremos. Vivi momentos de extrema felicidade acompanhados de outros de extrema tristeza mas, se em anos anteriores poderia ver estes acontecimentos de uma forma negativa e penosa, aprendi que todos os momentos e situações que vivemos fazem parte de um plano maior e, mais do que isso, o ano de 2016 trouxe-me a certeza de que os pensamentos em que pomos a nossa energia materializam-se. Assim, é de extrema importância que escolham sábiamente os vossos pensamentos e energia que associam aos mesmos de forma a criarem os vossos sonhos, a materializarem-nos mas, atenção, não esperem que os mesmos ganhem forma de um dia para o outro. Aqui, o poder de resistência e repetição são chave. É como quando ingressam num ginásio ou decidem iniciar-se numa nova actividade física, os resultados só serão visíveis passado algum tempo. Ao ínicio poderão sentir que estão a dar o vosso máximo e não vêm retorno mas, com o tempo sentir-se-ão mais fortes e cumprirão os vossos objectivos iniciais. O detox emocional passa um pouco por este processo, livrarmo-nos do que nos intoxica, do que nos faz mal, do que não acrescenta nada de saudável à nossa vida e, ao eliminar, criar espaço para novas realidades. Um novo ano parece-me a altura ideal para o fazer mas, além do emocional, o aspecto físico é igualmente importante e incluir bons alimentos nesta altura, que ajudem à eliminação dos excessos, são sempre aconselháveis. Assim, e para que possam mais do que fazer um detox, ingressar numa alimentação saudável, partilho convosco alguns dos meus meus alimentos, pratos, e tratamentos preferidos nesta altura do ano.

 

Sopa de Miso

A sopa de miso é um verdadeiro manjar dos Deuses. Os beneficios do miso para a flora intestinal são excelentes nesta altura pelo que incluo sempre uma sopa de miso por dia na minha alimentação. Juntem uns cogumelos shitake,  e não se esqueçam da alga wakame e terão uma combinação ainda mais poderosa;

 

Nabo ralado

O nabo ralado é diurético e purificador do sangue. É ótimo no combate às gorduras e benéfico ao transito intestinal. Este é um daqueles acompanhamentos que devem ter sempre num prato que contenha gorduras tais como tempuras;  

 

Nishime 

Este é um prato que adoro comer no Inverno. Trata-se de um estufado longo em muito pouca água que consiste em camadas de nabo, couve, cenoura e alga kombu, temperados com shoyu, coentros e sumo de gengibre. Como não tem gordura é excelente para desintoxicar tendo um efeito relaxante e reconfortante;

 

Vegetais escaldados 

Ao longo ano os vegetais escaldados devem fazer sempre parte de um prato equilibrado e, como tal, esta é uma época em que não o devem descurar. Diferentes tipos de vegetais têm difrentes efeitos no nosso corpo daí ser importante variar o seu consumo. Os vegetais de raiz tais como cenouras e nabos são aconselhados para auxiliar os membros inferiores do corpo tais como os intestinos que tendem a ser mais sobrecarregados nesta altura;

 

Kanten 

Para terem uma alimentação saudável e consciente não tèm de abdicar de comer sobremesas e esta é uma opção super saudável. Básicamente é uma gelatina vegetal à base de agar-agar, adoçada com geleia de arroz e sumo de maça. Podem fazer inúmeras combinações sempre com a agar-agar como base. A agar-agar é uma alga com efeito desintoxicante e diurético por isso muito benéfica para ajudar a eliminar aquelas gordurinhas que acumularam nas festas. Como bónus é também excelente para as unhas, cabelo e pele. Podem encontrar uma receita de kanten de ananás e limão aqui;

 

Compressas de gengibre

Além de fazer tratamentos de compressas de gengibre aos meus clientes, adoro que me façam também, principalmente no Inverno ou em alturas em que sinto que o corpo necessita mais como é o caso do inicio do ano. As compressas de gengibre estimulam a circulação do sangue e consequentemente ajudam no desbloqueio de estagnações e tensões. Têm um efeito revigorante o que dá um extra boost para agarrar o novo ano com uma nova energia. Para saberem mais ou experimentarem este tratamento mágico cliquem aqui.

 

Para além destes alimentos e pratos há uma bebida que não dispenso nesta altura pós festas. É uma bebida bem simples de fazer e com ingredientes que todos temos em casa. Irei partilhar a receita convosco mais logo por isso fiquem atentos ao próximo post que sairá já amanhã. Até lá vivam bem e criem o ano dos vossos sonhos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload