5 RAZÕES PARA INCLUIRES CHIA NA ALIMENTAÇÃO

07.06.2017

Se já ouviste falar em sementes de chia, mas ainda assim não as incluis na tua alimentação, podes estar a perder alguns dos seus beneficios.

 

Estas pequenas sementes tornaram-se famosas na ultima década, mas a sua história remonta aos maias e astecas que as consumiam para aumentar a resistência física. A chia é uma planta herbácia pertencente à familia Lamiaceae, e a sua origem vem de países como a Guatemala, Colombia e México onde neste último país as sementes são embebidas em água ou sumos de frutas e consumidas como bebida refrescante há séculos.

Nos ultimos anos o consumo de chia tem aumentado e ganhado adeptos nas áreas de nutrição sendo o seu uso cada vez mais amplo podendo ser encontrada em pudins, doces ou pães.

Os seus beneficios são inúmeros sendo um alimento rico em nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, proteínas e antioxidantes.

 

Estas são algumas das propriedades das sementes de chia que te vão fazer consumi-la caso ainda não o faças:

 

 

 

1 - SACIAM

 

A chia tem a capacidade de absorver água ou outros liquidos aumentando de volume mais de 10 vezes. Esta propriedade torna-a num alimento muito procurado para quem deseja perder peso, pois tem um efeito saciante uma vez que preenche o estômago. No entanto, é necessário que o consumo de água ao longo do dia seja adequado para não causar obstipação.

 

 

 

2 - DESINTOXICAM

 

São uma boa fonte de fibras solúveis que lhe dão essa característica de preencher o estômago fazendo com que te sintas saciada e com energia por mais tempo, além de auxiliar a digestão. Como o consumo de fibras é essencial para um bom funcionamento do intestino, ao incluires sementes de chia na tua alimentação estás a contribuir para um melhor funcionamento intestinal e eliminar toxinas nocivas ao organismo.

 

 

 

3 - CONTRIBUEM PARA OSSOS FORTES

 

 

Têm um alto teor de cálcio, um mineral essencial para a saúde dos ossos, dentes e gengivas, pelo que consumir alimentos ricos em cálcio, como é o caso da chia, ajuda-te a manter os ossos fortes e a prevenir doenças como a osteoporose. A chia é também considerada uma das maiores fontes vegetais deste mineral tendo ainda mais cálcio que o leite que, em média, tem 120mg em cada 100g, enquanto as sementes de chia contém 500mg por cada 100g.

 

 

 

 

4 - PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 

 

É rica em ómega 3, um ácido gordo polinsaturado (uma gordura boa) essencial para o bem estar do organismo. Como o organismo do ser humano não tem a capacidade de produzir ómega 3 em quantidades suficientes, estes têm de ser fornecidos através da alimentação. O peixe, como por exemplo, o salmão e a sardinha, são duas fontes conhecidas deste mineral, mas a chia chega a ter mais quantidade de ómega 3 do que o salmão. É muito benéfico para a saúde cardiovascular, pelo que o seu consumo diminui o risco de doenças cardíacas.

 

 

 

 

5 - É UMA FONTE DE PROTEÍNA COMPLETA

 

Tem uma alta concentração de proteína, sendo que cada 100g de sementes de chia contém mais de 20% de proteína, semelhante à percentagem encontrada nas lentilhas e ervilhas. Além disso, é uma fonte de proteína completa, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para a nutrição humana.

Estas são algumas das propriedades das sementes de chia que espero que tenhas gostado de lêr. O seu uso é bem simples, mas se não sabes por onde começar não te preocupes que vou partilhar aqui no blog uma receita de Pudim de chia e manga bem fácil e que vais adorar.

Se tiveres dúvidas ou quiseres saber mais, deixa um comentário aqui no blog ou na página do facebook, e partilha este post com as tuas amigas para que elas também desfrutem destes beneficios.

Até já!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload