MOUSSE DE CACAU E LARANJA

21.06.2017

 

Muitas vezes perguntam-me como consegui alterar a minha alimentação de um dia para o outro. Na verdade foi mais fácil do que imaginei, mas se houve algo que realmente me custou deixar para trás foram os bolos, biscoitos e todos o tipo de sobremesas a que estava habituada.

 

Sou uma gulosa confessa.

Adoro doces, mas para poder continuar a comê-los sem culpa tive de adaptar as minhas receitas favoritas a versões sem açúcar refinado e lacticínios.

Confesso que nem sempre foi fácil. Grande parte das sobremesas que aprendi a fazer não me satisafaziam totalmente, então sempre que encontrava uma receita que realmente satisfizesse os meus doces desejos sentia que era uma vitória e um passo para a minha libertação dos tradicionais doces com açúcar refinado.

 

 

Mas afinal porque razão me foi tão fácil deixar de comer certos alimentos em oposição ao açúcar?


 

Quando comemos alimentos que contêm muito açúcar, uma enorme quantidade de dopamina (um neurotransmissor que nos dá a sensação de prazer) é libertada numa área do nosso cérebro chamada Núcleo Accumbens, o nosso centro de recompensa. Quando comemos frequentemente estes alimentos estimulamos este sistema de tal forma, que os receptores de dopamina ficam desregulados começando a trabalhar cada vez menos. Isto significa que na próxima vez que comermos estes alimentos o seu efeito é embotado e como consequência iremos precisar de uma maior quantidade de forma a obtermos o mesmo nível de recompensa.

E assim, sem nos apercebermos, entramos num estado de dependência do açúcar.

 

Sair deste estado de dependência não foi fácil, mas com alguns ajustes a nível alimentar e substituindo o açúcar refinado por alternativas saudáveis, consegui manter uma alimentação equilibrada sem dizer adeus aos doces e sobremesas.

 

Uma sobremesa que sempre adorei, e que de certo também adoras, é a mousse de chocolate.

Provei várias versões vegan e sem açúcar ao longo dos anos, mas quando experimentei esta receita do livro da Marta, soube que tinha encontrado uma receita vencedora. Fiquei convencida à primeira colher e se não tivesse sido eu própria a fazê-la iria jurar que não era uma sobremesa sem açúcar.

 

Curioso (a)?

Experimenta e diz-me se não é uma versão deliciosa!

 

 

MOUSSE DE CACAU E LARANJA

(receita de "O livro da Marta", por Marta Varatojo)

 

 

INGREDIENTES

 

1 l de bebida de soja

2 c sopa de ágar-agar em pó

2 c sopa rasas de amido de milho

1 c sopa de cacau em pó

100g de chocolate preto

250g de geleia de arroz

Raspa de 1 laranja

1 pitada de sal

 

 

PREPARAÇÃO

 

Leva ao lume, em chama média, a bebida de soja, o ágar-agar, o amido de milho, o cacau, uma pitada de sal e ageleia de arroz. Cozinha durante 5 minutos, mexendo bem, e de seguida junta o chocolate, partido em pedaços. Cozinha até levantar fervura, mexendo sempre.

Baixa o lume e acrescenta a raspa e laranja. Cozinha por mais 5 minutos e desliga o lume.

Verte o preparado num tabuleiro e leva ao frigorífico até solidificar, entre 1 a 2 horas.

Tira do frigorífico e passa com uma varinha mágica, até obteres uma mousse consistente.

Serve com lascas de cacau.

 

Fontes:
The Skinny on Obesity (Ep. 4): Sugar - A Sweet Addiction - Dr. Robert H. Lustig

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload