DESAFIO 30 DIAS SEM PLÁSTICO

01.07.2017

 

 

Se nunca ouviste falar do desafio PLASTIC FREE JULY entra a bordo naquele que é, para mim, um dos mais significantes desafios de consciencialização ambiental. 

O PLASTIC FREE JULY é uma iniciativa Australiana que teve inicio em 2011 com um propósito simples, consciencializar o maior número de pessoas sobre as questões associadas ao uso de plásticos descartáveis, fornecendo alternativas, soluções e incentivando novos hábitos.

 

É incrivél a quantidade de plásticos que usamos no nosso dia a dia, maior parte das vezes sem nos darmos conta. Parece algo inofensivo, mas o impacto que causam no meio ambiente, particularmente marinho, é impressionante.

 

Este desafio, que começou com apenas 40 participantes na Austrália em 2011, tem vindo a espalhar-se pelo mundo tendo crescido para um número impressionante de mais de 1 milhão em 2016. O impacto que esta iniciativa tem é brutal, uma vez que mais de 1 milhão de pessoas, durante o mês de Julho, evitam ou chegam mesmo a eliminar o uso de plásticos no seu dia a dia. Consegues ter noção do impacto que este simples gesto tem no ambiente?  É impressionante. E se realmente conseguimos viver um mês sem plásticos, porque não implementarmos este hábito nos restantes meses do ano?

Eliminar o plástico do nosso dia a dia nem sempre é fácil e em certas situações nem mesmo possível, mas tornarmo-nos conscientes do uso desnecessário e criarmos alternativas é extremamente importante, e este desafio vem dar-nos um emporrãozinho para o conseguirmos.

 

Heis as três formas de participares neste desafio:

 

1- EVITANDO

 

O desafio é que no fim do mês o teu contentor de reciclagem de plásticos esteja vazio.

Eu sei, não é fácil, mas se todos os dias tivermos a determinação de não comprar produtos embalados em plásticos, vais ver que será possível. 

 

Estes são alguns dos passos que tenho implementando para evitar o uso de plásticos:

 

  • Comprar cereais e leguminosas a granel em vez de embalados.

    A maior parte dos supermercados biológicos têm sacos de papel reciclado para embalares estes produtos,      ou podes ainda levar os teus próprios frascos de vidro.

   

    ONDE: 

    - Maria Granel

    - Puro bio

 

  •  Comprar frutas e vegetais a peso em mercados, ou cabazes em quintas de produtos biológicos

     Muitas das vezes a maior parte dos vegetais e frutas que encontras embaladas não são realmente frescas,      além de, por vezes, terem o preço acrescido pois também estás a pagar a embalagem. Opta por produtos        soltos, vendidos a peso, em mercados locais onde possas levar os teus próprios sacos reciclados, ou                  cabazes em quintas de produtos biológicos que sejam entregues em caixas de madeira.

 

     ONDE:

     -Quinta do Arneiro

 

  •  Opta por Hashi em vez de talheres de plástico

    Hashi são pauzinhos usualmente feitos de madeira, bambu ou marfim utilizados como substitutos de               talheres em grande parte dos países asiáticos. Adquiri o uso destes pauzinhos em madeira quando                   comecei a estudar no IMP, pois se já desfrutas-te de uma refeição lá, de certo terás reparado que são               disponibilizados como substituto dos talheres de metal. Eu tenho o meu próprio conjunto numa caixa               própria para os poder levar comigo para todo o lado, assim posso evitar o uso de talheres de plástico se           tiver de comer em algum local onde não tenham outra alternativa. 

 

    ONDE COMPRAR:

    -Muji

 

     

2 - TOMANDO CONSCIÊNCIA

 

A grande parte das embalagens disponiveis nos dias de hoje são de plástico e alguns produtos, nomeadamente grande parte dos produtos de higiene e beleza, podem conter pequenas partículas deste material. Cada vez que deitamos fora um destes itens os poluentes tóxicos entram no meio ambiente através do solo e afetem a vida selvagem e as águas. O plástico, quando descartado, não se decompõe facilmente e a sua degradação pode levar mais de 100 anos.

Durante os próximos 30 dias um dos desafios é tomar consciência dos itens que podem terminar no oceano, poluindo os nossos mares e pondo espécies em perigo. 

 

 

 

3 - ELIMINANDO

 

Este é o maior desafio, mas sem dúvida o mais impactante, viver completamente sem plástico (encontrando alternativas para tudo) por um dia, semana, mês ou mais.

 

 

 

 

Ao longo deste mês de Julho vou participar neste desafio e partilhar contigo as minhas formas de evitar e contornar o uso de plásticos e gostaria muito que participasses e partilhasses as tuas também. 

Segue as minhas páginas de facebook e instagram e entra comigo nestes 30 dias sem plástico. E porque não desafias amigos e familiares para se juntarem a esta causa para que juntos nos possamos motivar e fazer a diferença?

Conto contigo?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload