5 PASSOS PARA UM DIA SEM PLÁSTICO

09.07.2017

Foto por plasticbagfreevictoria.org

 

 

No início tentar viver sem plásticos pode ser um pouco avassalador e por vezes até mesmo desmotivante quando nos percebemos da sua existência nas nossas vidas.

 

Acredita, tal como tu estou pela primeira vez a fazer este desafio de viver 30 dias sem plásticos e sei o quão intimidante consegue ser.

 

Uma das formas que desenvolvi para não me desmotivar quando vejo plásticos descartáveis à minha volta é focar-me em objectivos realistas e que possa cumprir.

 

Sei à partida que não vou viver (para já) completamente livre de plásticos durante 30 dias, mas sei que se me manter focada em cumprir objectivos simples mais facilmente me vou sentir vitoriosa e motivada para, com o tempo, implementar novos e maiores objectivos.

 

Para te ajudar a manter motivada, partilho contigo 5 dicas que me têm ajudado para que possas implementá-las no teu dia a dia e que espero te ajudem neste desafio.

 

 

 

1- PREPARA UM KIT REUTILIZÁVEL

 

Uma forma de conseguires manter-te "livre de plásticos" é antecipando-te e preparando o teu próprio kit reutilizável que possas trazer sempre contigo.

Tira um dia para reflectires quais os itens em plástico descartáveis que mais usas e como os podes substituir. Eis alguns exemplos:

 

 

 

  • COPO DE CAFÉ REUTILIZÁVEL- Se gostas de beber café e muitas vezes o bebes em copos de plástico descartáveis pensa em teres o teu próprio copo reutilizáveI. Há imensas opções no mercado que além de práticas são bem giras. Vais ver como te vais tornar no(a) cliente mais cool do café quando mostrares o teu copo e pedires para o encher :)  Espreita esta opção da KeepCup.

 

  • SACOS REUTILIZÁVEIS- Este é um dos passos mais simples e que mais impacto podem fazer para começares a diminuir o uso de plásticos. Eu tenho imensos sacos reutilizáveis que uso consoante as ocasiões. Gosto sempre de ter sacos em pano cru na mala para aquelas alturas em que tenha de ir fazer compras não planeadas e assim não ter de trazer sacos de plástico. Quando vou ao supermercado gosto de levar sacos reutilizáveis maiores, daqueles que podes encontrar facilmente nas caixas de pagamento. Um saco que gosto imenso e que também costumo trazer comigo é este que comprei na FNAC. É enorme, leva imensa coisa e quando dobrado não ocupa espaço nenhum na mala.

 

  • GARRAFA DE ÁGUA REUTILIZÁVEL- Há uns anos atrás esta era uma opção à qual nem ligava nenhuma. Todos os dias comprava uma garrafa de água de 1,5l e no final do dia, quando vazia, deitava-a fora e tal como eu os meus colaboradores faziam o mesmo. Agora, olhando para trás fico parva como o fiz durante tanto tempo. Lembro-me de que quando começei a usar garrafas reutilizáveis os meus amigos que ainda não o faziam acharam curioso e como as enchia com água da torneira e não precisava de ir comprar água, acabaram por fazer o mesmo pois fácilmente perceberam que era super prático. Se ainda não tens uma esta é das primeiras compras que te aconselho, vais ver que que rapidamente vai ser um daqueles itens que não vais conseguir viver sem.

 

  • RECEPIENTES E TALHERES- Se comeres fora de casa todos os dias esta é uma opção que deverás ter em mente. Há várias formas de levares a tua própria comida e teres a marmita mais cool do teu local de trabalho. Estes são alguns dos sites com opções que acho interessantes:

 

www.pegada-verde.pt

www.ecolunchboxes.com

 

Se muitas das vezes optas por take away prepara um kit de talheres para que não tenhas de usar os de plástico que te oferecerem pois sejamos sinceros, vais mesmo voltar a lavá-los e reutilizá-los? Leva os teus próprio talheres numa bolsa própria para o efeito, ou se és como eu e gostas de comer com pauzinhos, compra o teu próprio set transportável. Vê as opções da monbento ou inspira-te neste DIY e faz a tua própria bolsa.

 

 

2- LEVA O TEU PEQUENO ALMOÇO EM FRASCOS DE VIDRO

 

Foto por redbookmag

 

A melhor forma de te manteres "plastic free" durante o teu dia é começá-lo com essa atitude e mentalidade logo pela manhã.

Eu gosto de acordar com tempo para poder fazer exercício, meditar, planear o meu dia e tomar um bom pequeno almoço em casa, mas se por acaso tiver de sair de casa à pressa e comer no caminho, uma forma saudável de o fazer, que é também livre de plásticos, é levando o meu pequeno almoço num jarro de vidro. Podes preparar o teu na noite anterior como o caso das "overnight oats" (aveia preparada de véspera) ou pudins de chia ou então fazer cremes de cereais como o de aveia, millet ou arroz enquanto te arranjas e depois deitá-lo num frasco de vidro para o puderes comer quando te for mais conveniente.

 

 

3- ANTECIPA OS TEUS SNACKS

 

 

Preparar e teres sempre à mão os teus próprios snacks é das melhores decisões que podes tomar pois vai-te ajudar de mais formas que imaginas, tais como:

 

 

  • EVITAR SNACKS CHEIOS DE AÇÚCAR- Quando estás fora de casa e a fome aperta, o mais provável é que a tua mente te começe a pedir alimentos menos saudáveis. Mesmo que vás a um supermercado biológico e agarres em barras de cereais ou outras alternativas que te pareçam ideais, a probabilidade de estarem carregadas de açúcares é imensa. Maior parte das barras de compra contêm açúcar branco ou alternativas como xarope de glucose, maltose, dextrose e outros, que nada de doce acrescentam à tua vida.

 

  • POUPAR TEMPO E DINHEIRO- De certeza que quando estás em casa a preparar os teus snacks para a semana uma das coisas que te pode passar pela cabeça é que esta não é uma forma de poupar tempo, mas acredita que é. Com planeamento e preparação, fazeres os teus snacks não te ocupará mais de 1 hora e se durante o teu dia de trabalho, ou mesmo em lazer, os tiveres sempre á mão, irás evitar ter de sair para ir à loja mais próxima comprar um snack à ultima hora e interrromper os teus planos ou mesmo trabalho importante que tenhas em mão. Por outro lado se fizeres as contas ao dinheiro que irás poupar no final do mês de certeza que vais vêr como é bem mais vantajoso para a tua carteira.

 

  • EVITAR EMBALAGENS DE PLÁSTICO- Vamos ser sinceros, quando compramos snacks quase de certeza que vamos acabar por trazer connosco algo embrulhado em plástico. Se tiveres a possibilidade de comprar algo num café, em que possas comer na hora e que seja uma opção saudável, ótimo! Mas, todos já passámos por situações onde damos por nós a agarrar aquela empada de tofu, ou barra de sésamo que pode ser ótima, mas ambos sabemos onde vêm embaladas, certo?

 

 

4- LEVA OS TEUS SNACKS EM BOLSAS OU CAIXAS REUTILIZÁVEIS

 

 Agora que já falámos sobre a vantagem de preparares os teus próprios snacks é hora de reflectirmos sobre como os vais transportar. Se costumas levar sandes contigo, em vez de as embrulhares num saco de plástico, película aderente, ou papel de alumínio opta por alternativas como esta bolsa porta snacks do site pegada verde ou faz a tua própria inspirando-te neste DIY da Heather da mommypotamus.

Para transportar barras de cereais como estas que adoro, basta simplesmente envolvê-las em papel vegetal como podes vêr no post. Eu reutilizo os papelinhos até não poder mais pois já estão cortados à medida e podem ser reutilizados sem libertar qualquer tipo de odor ou sabor.

Para bolas energéticas como as que partilhei aqui, podes simplesmente transportá-las numa caixa hermética de vidro, ou se preferires uma opção mais leve podes optar por esta caixa em aço inóxidável.

 

 

 

5- ANTECIPA AS TUAS COMPRAS E PREPARA ALTERNATIVAS

 

Se costumas ir às compras depois do teu dia de trabalho é importante que tenhas uma lista do que irás precisar. Além de te manter "na linha", pensares antecipadamente no que irás comprar dá-te tempo para planear alternativas caso o que costumes comprar habitualmente venha em embalagens de plástico. Opta por comprar os teus frescos em supermercados biológicos, mercados ou quintas de produtos biológicos onde os mesmos não venham embalados.

Se não tens o costume de comprar leguminosas secas a granel tais como feijão, grão-de-bico, etc., opta por comprá-las em frascos de vidro em vez de lata. Para além de os frascos de vidros serem livres de bisfenol A, ao contrário de maior parte das latas, podes lavá-los e reutilizá-los para guardar alimentos.

 

 

Espero que estas dicas te ajudem e que as apliques nos próximos dias. Fica atenta ao facebook e instagram para mais dicas e inspiração e partilha as tuas também. 

Até já!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload