FRANCISCO VARATOJO, O HOMEM QUE MUDOU A MINHA VIDA PARA SEMPRE

10.07.2017

 

Desde quinta feira que o meu coração está destroçado e a vontade de escrever no blog desvaneceu.

A partida do Francisco foi mais do que o momento em que perdi o meu mentor, foi o momento em que perdi um amigo e uma figura paterna.

 

Tive a sorte de privar com ele nos ultimos 7 anos e guardo tantas memórias boas, tantas palavras inspiradoras, tanto carinho e tanto apoio que me deu que são essas as memórias às quais me agarro neste momento para conseguir transformar as minhas lágrimas em breves sorrisos.

 

Quem o conheceu sabe a alma bonita que era e a paixão que tinha pelo seu trabalho, pela vida e acima de tudo pela sua familia.

A macrobiótica era a sua missão de vida. O ensino e o aconselhamento corriam-lhe nas veias e eram-lhe tão naturais como respirar.

 

Tive o privilégio de ser sua aluna, ter estagiado no seu consultório e assistido à forma como inspirava os seus pacientes, além de ter sido assistente do curso de macrobiótica por mais três anos. Lembro-me perfeitamente do momento em que me candidatei a assistente de curso e ele me escolheu. Fiquei vaidosa, confesso. Mas, acima de tudo fiquei grata por poder estar novamente naquela sala e absorver o seu conhecimento que era imenso.

 

Foram vários os momentos em que o Francisco me disse palavras que me marcaram e me levaram a mudanças, mas foi o momento em que ele praticamente me obrigou a fazer o curso de aconselhamento e comunicação, que mais marcou a minha vida e me trouxe a este momento onde estou.

Na altura não tinha dinheiro para fazer o curso e mesmo tendo-lho dito, ele não quis que essa fosse a razão que me impediria de o fazer. Lembro-me perfeitamente de me dizer, como se nada fosse, para não me preocupar com o dinheiro e que me inscrevesse nesse mesmo dia. Tanto insistiu que acabei por fazê-lo (paguei-o em prestações embora ele nunca me tenha tocado no assunto), e a verdade é que foi esse mesmo curso que me impulsionou a fazer aconselhamento alimentar de forma profissional, algo que confesso não me sentia apta para tal antes do mesmo.

Lembro-me de numa dessas aulas ter feito um diagnóstico à frente do Francisco e ele me ter dito: "Tu tens jeito para isto!". Naquele momento ganhei o dia! Senti-me validada e com a sensação de que tinha encontrado o meu caminho e missão. Era este o poder do Francisco. O poder de inspirar, de trazer ao de cima o melhor de cada um de nós e de, simplesmente com um olhar, nos desarmar e fazer sentir o amor que transbordava em cada célula do corpo.

 

O Francisco era um apaixonado pela natureza, pelo mar e pela sua conservação. Adorava fazer mergulho e era esse o seu momento de conexão com a mãe terra.

 

Como hoje me disse uma amiga, "um mergulhador não morre, mergulha mais fundo" e o Francisco mergulhou bem fundo no coração de todos nós, mesmo de quem não o conheceu pessoalmente. Este é o poder da energia que o Francisco emenava e sinto-me tão imensamente grata por o ter sentido.

 

É como homenagem ao meu eterno amigo Francisco que encontro forças para continuar a partilhar connvosco dicas e motivação para o desafio 30 dias sem plástico, pois sei que mais do que chorar e lamentar a sua perda, a melhor forma de o honrar é partilhar todo o conhecimento que me deu e inspira-vos a proteger e cuidar deste nosso planeta da mesma forma como ele tanto me inspirou a fazer. E é com um sorriso nos lábios que me quero lembrar sempre do meu querido Francisco a receber-me com entusiasmo e de braços abertos e dizer: "Olha a Sandraaaa!!"

 

Até sempre meu amigo!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload