EU SOU / DIA 3 - LOCAL DE REFÚGIO MENTAL

08.08.2017

 

Criar um local de refúgio mental é uma ferramenta poderosa para te ajudar a entrar num estado de paz interior a qualquer momento do dia. Para mim é uma viagem sem sair do mesmo local. É a viagem ao meu centro, ao local onde sou, sem stress, sem pressão, sem pensamentos negativos ou medo. É um local de puro relaxamento. 

 

Se o exercicio de ontem te deixou com muitas perguntas e sem saber o caminho a seguir, este exercício vai-te ajudar a serenar e acalmar a mente. Quando aprenderes a entrar num estado de calma todos os pensamentos negativos, dúvidas, medos e ansiedade perdem força e dão espaço a que a tua luz brilhe e a tua essência se manifeste.

 

Tirar um tempo para ti, todos os dias, vai passar a ser parte da tua rotina e tal como o fizeste ontem, hoje também o farás e assim daqui para a frente, mesmo após o final destes 7 dias de exercícios. Vê este tempo como um investimento, como uma conta a prazo onde investes o teu dinheiro e onde após um determinado tempo recebes juros. Assim é este teu tempo, um investimento que dará frutos a seu tempo.

 

Então vamos lá.

Escolhe um local e uma hora onde possas estar só, de preferência em casa. Podes criar um ambiente que te seja inspirador e relaxante, pôr uma música calma a tocar e acender uma vela.

Agora deita-te no chão sob um colchão de yoga ou, se preferires, numa cama. Deita-te de barriga para cima deixando as palmas das mãos viradas para cima.

Faz uma inspiração profunda e relaxa ao expirar. Sente o teu corpo ficar cada vez mais relaxado a cada expiração. Faz uma nova inspiração profunda e na expiração sente o centro do teu corpo relaxar e a tua respiração tornar-se mais suave.

 

Sente uma brisa morna percorrer o teu corpo relaxando à sua passagem os pés, pernas, coxas, ventre, torax, ombros, braços, antebraços, mãos e dedos. Relaxa o pescoço e a cabeça descontraindo os maxilares, faces e lábios deixando-os entreabertos. Relaxa a língua dentro da boca, as pálpebras e as sobrencelhas. A testa fica agora sem rugas e uma sensação de bem estar e serenidade percorre todo o teu corpo. Permaneçe deitada e relaxada, mas receptiva e lúcida.

 

Imagina um local onde te sintas verdadeiramente feliz e em paz. Imagina-o com detalhe. Não interessa se é um local onde já estiveste ou não. Neste primeiro exercício vou levar-te a uma praia, mas podes e deves mudar este local de forma a ser o teu local ideal de refúgio. Um local onde te sintas bem, bonita, saudável e tranquila. 

 

Ainda deitada e de olhos fechados, num estado de total relaxamento, sente o teu corpo deitado na areia. Sente as tuas mão tocar na areia morna e uma brisa suave percorrer o teu corpo. Sente o quão relaxado ele está. Ouve as ondas do mar a rebentar na areia e sente o sol abraçar o teu corpo com os seus raios de luz. Imagina-te a passear nesta praia com confiança, calma e um sentimento de amor que transborda o teu corpo. Sente como os teus lábios esboçam um leve sorriso por estar neste local que é só teu.

 

Lentamente sente-te a regressar ao teu corpo físico. Faz uma inspiração profunda e gradualmente traz a tua atenção para as tuas mãos, pés, pernas e restantes membros do corpo. Faz leves movimentos suaves e lentamente abre os olhos. Nesta altura estás desperta e com um sentimento de bem estar e felicidade. 

Senta-te de pernas cruzadas e com uma mão sobre a outra. Repara na tua respiração que por esta altura deverá ser suave. Sente esse sentimento de paz interior que cultivas-te no teu local de refúgio mental transpôr as barreiras da mente e invadir o teu corpo e espaço físico. 

 

Nesta altura podes escrever essas sensações no teu caderno de amor e refletir no teu local de refúgio mental.

Cria um local onde te sintas em paz e regressa a ele todos os dias, sempre que sentires necessidade de relaxar e reconectar com o teu SER. 

 

Para te ajudar a entrar um estado de relaxamento onde podes criar o teu local de refúgio mental criei o vídeo abaixo com uma gravação áudio. Espero que te ajude.

 

Faz o exercício de hoje e diz-me como te sentes no final. Deixa um comentário ou foto do teu caderno de amor no instagram  como #eusouinandyoung  ou no grupo eu sou in and young. Quero saber como está a correr este desafio para ti.

Quais os maiores desafios que tens encontrado, as respostas que têm surgido, o que for que seja, partilha. Estamos juntas nesta viagem!

 

Até já!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload