EU SOU / DIA 5 - ALIMENTA O TEU SONHO

10.08.2017

 

Para seguires o teu sonho precisas ser saudável não só física, mas mentalmente.

Ao longo dos últimos 4 exercícios focaste-te num trabalho mental com práticas de mentalização e reflexão e incorporaste técnicas corporais como a respiração. 

Hoje quero que te debruçes sobre o papel da alimentação não só na saúde do teu corpo, mas também na saúde da tua mente e alma, e descobrir como os alimentos que escolhes ingerir têm um impacto nas tuas emoções e consequentes escolhas de vida.

 

APRENDE A ALIMENTAR O TEU SONHO

 

Por esta altura podes estar a pensar que seguir o teu sonho nada tem a ver com alimentação, mas esta é uma visão ocidental que fomos educados a acreditar. 

Na visão oriental não há distinção entre corpo e mente e da mesma forma como os nossos pensamentos e emoções afectam o nosso corpo físico também os alimentos afectam o nosso corpo energético, mente e alma.

Segundo a visão oriental existem 5 elementos que se baseiam na observação dos ciclos da natureza e na sua relação com os orgãos, alimentação, saúde e demais factores. Este é um modelo usado em medicina oriental e o modelo que uso nas minhas sessões de aconselhamento alimentar e estilo de vida.

A cada elemento estão associado dois orgãos, duas emoções (uma quando em equilibrio e outra quando em desiquilíbrio), uma côr, uma estacão do ano, um sabor, etc. 

Não necessitas saber tudo isto para seguir uma alimentação saudável, mas é benéfico teres noção da tua condição para saber quais os alimentos que mais te beneficiam e consequentemente te apoiam na busca e conquista do teu sonho.

 

De uma forma geral todos ambicionamos sentir-nos com energia, vitalidade, força e alegria, e uma alimentação equilibrada à base de vegetais, cereais integrais, leguminosas, algas, sementes e frutas da época e de origem local, é por si só uma alimentação saudávél e quando bem feita, deliciosa e variada.

 

Se não tens noções de cozinha e gostarias de aprender mais, espreita as minhas aulas de cozinha macrobiótica e vegan e fica atenta aos meus eventos.

 

E agora perguntas:

 

"Mas afinal que alimentos devo consumir para alimentar adequadamente o meu sonho?"

 

Em primeiro lugar deves ter noção da tua condição física e emocional.

Como te sentes?

-Cansada e sem energia?

-O teu cabelo está fraco e sem brilho?

-Sentes-te com medo dos desafios que a vida te apresenta?

 

Se este é o teu caso talvez o teu elemento Água esteja em desiquilíbrio e precises ajustar a tua alimentação escolhendo alimentos que nutram os rins, tais como feijões, em especial o feijão azuki, e algas como a kombu, hiziki e aramé. Ao consumires alimentos que nutram a energia dos rins o teu corpo vai ganhar uma nova energia, o teu cabelo ficará mais bonito e forte e o medo dará lugar à confiança.

Sentires-te confiantes e com energia é um estímulo para seguires em frente na busca do teu sonho e como vês a alimentação pode-se tornar num forte aliado.

 

Sei que podes não ter os conhecimentos de diagnóstico oriental que te apoiem na escolha dos melhores alimentos para a tua condição, no entanto esse não é necessáriamente um obstáculo para a conquista do teu sonho, autoconhecimento e valorização pessoal. É sim uma mais valia e ajuda-te a fazer um trabalho mais profundo e para tal podes fazê-lo através de uma sessão de aconselhamento alimentar e de estilo de vida, mas também podes aprender a identificar quais os alimentos que te beneficiam, ou não, ouvindo o teu corpo.

 

Para te ajudar a identificar a tua condição, pega no teu caderno de amor e responde às seguintes questões com um sim ou um não:

 

-Sinto-me com vitalidade e ausência de cansaço?

-Tenho apetite?

-Durmo bem e acordo revitalizada?

-Tenho boa memória?

-Tenho bom humor?

-Tenho clareza e rapidez de raciocinio e acção?

-Tenho sentido de justiça, honestidade e integridade?

 

Ao longo dos próximos dias torna-te consciente das tuas escolhas alimentares. Aponta no teu caderno os alimentos que ingeres a cada refeição e como te sentes após os ingerires. Se vires que sempre que consomes um determinado alimento o teu corpo se sente sem energia ou sentes mesmo um mau estar, elimina-o da tua alimentação e vê a reacção do teu corpo. 

Escuta-o e respeita-o, pois a maior e mais longa relação que algum dia terás é com ele!

 

Tens duvidas? Como estás a viver este desafio até agora? Partilha a tua experiência no instagram como  #eusoinandyoung ou no grupo eu sou inandyoung.

 

Até já!

  

 

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload