3 ESSENCIAIS PARA UMA COZINHA ECO FRIENDLY

17.11.2017

 

 

Quando começei a dar os meus primeiros passos num estilo de vida saudável a alimentação e o cuidado do  corpo foram o meu foco principal, tal como deve ser para muitas pessoas.

Todos buscamos o mesmo, viver uma vida plena, saudável e com propósito, mas o que muitas vezes descuramos é o facto de que não é possível vivermos uma vida plena, com propósito e saúde se vivermos num ambiente que não é saudável. 

 

O nosso corpo é a nossa casa nesta vida. É o nosso veículo e a forma material através do qual a nossa essência se manifesta. Para podermos viver uma vida plena sabemos que temos de o cuidar, fornecendo-lhe alimentos que o nutram, dêm energia e vitalidade. Mas até a nossa casa precisa de uma casa para si, o nosso lar, as quatro paredes que nos acolhem e que são a extensão de nós próprios, o nosso local de refúgio e conforto onde ansiamos ir após um longo dia de trabalho ou até uma longa viagem.

 

Agora imagina que o teu "plano" de estilo de vida saudável não incluia a tua casa, esse espaço que te acolhe e para onde vais todos os dias, onde comes, dormes e cuidas da tua higiene. Imagina que durante um mês deixavas de cuidar do teu lar, não o limpavas e o próprio lixo que geravas não saía dessas quatro paredes. Em pouco tempo o teu lar, esse local de refúgio sagrado, tornar-se-ia tóxico, um ambiente poluído que irremediávelmente acabaria por interferir na tua saúde física e mental. 

Consegues visualizá-lo? Assustador, não é?

Mas a verdade é que é exactamente isto que fazemos todos os dias com a nossa casa, o nosso planeta, o chão que nos sustenta e acolhe e que teimamos em não reconhecer. 

Somos um espelho do nosso meio ambiente e se esse meio ambiente não é saudável também nós não o poderemos ser.

 

O nosso planeta cada vez está mais poluído e os nossos actos diários contribuem para essa poluição.

 

Todos nós já ouvimos falar do impacto nocivo dos plásticos no meio ambiente. Se segues o blog há algum tempo podes ainda ter sido uma das pessoas que me acompanharam no desafio 30 dias sem plástico.

Sim, foi um desafio e tanto! E se te perguntas se a minha casa é livre de plásticos 365 dias por ano, a minha resposta é não. 

 

Se para ti teres uma vida totalmente amiga do ambiente, onde todas as escolhas que fazes, desde os produtos para a casa aos produtos de beleza, é ainda um admirável mundo novo, bem-vinda a bordo!

Sim, tal como tu ainda estou a explorar o maravilhoso mundo da sustentabilidade e lixo zero e não, não sou perfeita e as minhas escolhas por vezes também não.

Mas será o mais importante sermos perfeitos ou simplesmente fazermos o nosso melhor e aspirar que a cada dia a nossa noção de melhor seja maior do que quando começámos?

 

Para te ajudar a dar os primeiros passos para uma cozinha mais ecológica partilho contigo os meus essenciais de cozinha com os quais já não vivo sem:

 

1- ESCOVA DE VEGETAIS

 

A escova de vegetais foi uma das minhas primeiras compras assim que começei a dar os primeiros passos na cozinha macrobiótica. O propósito da escova é limpar vegetais duros de origem biológica cultivados sem produtos químicos. Desta forma consumimos os vegetais na sua totalidade não gerando lixo.

 

À venda na Maria Granel

 

2- ESCOVA PARA LAVAR LOUÇA

 

As escova para lavar louça em madeira com fibras naturais rijas foram uma das minhas mais recentes descobertas e nem imaginas como fiquei feliz por as encontrar. Durante anos usei esponjas comuns que para além de não serem minimamente amigas do ambiente não são também uma escolha saudável, pois acabam por ser um depósito de bactérias que usamos vezes sem conta até ao dia que inevitávelmente as deitamos fora, e como não são recicláveis são mais uma fonte de lixo que criamos e leva anos a detriorar.

 

À venda na Mind the Trash

 

 

3- PANOS DE LIMPEZA

 

O pano de microfibras é uma alternativa super eficiente às comuns esponjas de cozinha absorventes e, embora não sejam biodegradáveis,  podem ser uma alternativa a ter em conta uma vez que quando bem cuidadas podem durar um longo período de tempo. Não deixam resíduos, podem ser usadas em diversas superficies, desde bancadas de cozinha até mesmo espelhos, sem o inconveniente de riscar ou deixar pelos, e quando sujos podem ser lavados à maquina ou à mão.

 

 

Estes são alguns dos meus básicos para uma cozinha mais amiga do ambiente e como vês são mudanças simples que podes implementar sem gastar muito dinheiro. Fazeres os teus próprios produtos de limpeza também é uma alternativa sustentável e pouco dispendiosa. Já fazes os teus? Quais as tuas fórmulas preferidas? Partilha-as nos comentários ou na página de instagram ou facebook.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload