BOLO DE LIMÃO E AMÊNDOA COM CARAMELO DE MALTE

22.11.2017

Confesso que fazer bolos nunca foi o meu forte (está explicado porque nunca tinha publicado uma receita aqui no blog), no entanto sou uma gulosa confessa, e o André o maior devorador de bolos, bolachas, chocolates e afins, além de ser o grande critico gastronómico cá da casa.

 

Até ao momento os bolos que fazia recebiam apenas um muito pouco entusiasmado "hum, sim, está fixe...", logo a minha missão de criar um bolo realmente bom que o deixasse sem palavras, e melhor ainda, sem vontade de comer bolos com açúcar refinado, tinha começado!

A primeira tentativa ficou ok, mas eu não estava à procura de receber um simples ok, queria mais. Queria criar uma receita digna de marcar presença na mesa de Natal e enganar quem a comesse de forma a que nem suspeitassem que não tivesse açúcar nos ingredientes.

 

Dizem que à terceira é de vez, mas já nem sei se foi à terceira ou à quarta, mas o bolo digno de deixar o André a lamber os dedos e a merecer um lugar na mesa de Natal surguiu, e ei-lo agora aqui no blog a dar um ar da sua graça.

 

O caramelo de malte.

OMG, por onde ei-de começar...

Então vamos lá. Eu não sou fã de caramelo e durante aaaanos não fui fã de malte de cevada até há... 2 semanas?!! :))

Ok, provavelmente esta não é a melhor forma de publicitar este bolo, mas pensando bem talvez até seja, afinal é o ingrediente estrela desta receita e garanto-vos que é deliciosa.

 

A verdade é que sou gulosa, mas não gosto de doces muito fortes como caramelo por exemplo, no entanto uma vez que este é feito com malte de cevada torna-se mais equilíbrado.

 

Nas primeiras tentativas que fiz o caramelo surguiu apenas como um elo de ligação das amêndoas como topping, mas o André gostou tanto que pediu mais, e se o critico gastronómico pede nós acedemos, certo?

 

 

Uma das perguntas que mais me fazem é que adoçantes uso quando faço bolos e sobremesas, e nesta receita uso o meu favorito de todos os tempos; a geleia de arroz, e o malte de cevada que, embora conhecesse há anos, raramente usava.

 

A geleia de arroz é um adoçante suave e equilíbrado obtido através da fermentação de arroz integral cozido. É absorvido de forma lenta na corrente sanguínea mantendo os níveis de glicose mais estáveis do que se usares outros adoçantes como o mel, por exemplo. O malte de cevada tem um sabor mais rico e intenso e é obtido através da germinação da cevada sendo posteriormente tostada e cozida lentamente. Para sobremesas mais suaves não é muito indicada, mas funciona muito bem em bolos, bolachas e para caramelo.

 

Pronta(o) para te deliciares com este bolo?

BOLO DE LIMÃO E AMÊNDOA COM CARAMELO DE MALTE

 

INGREDIENTES

 

1 1/2 cup de Farinha de espelta branca

1/2 cup de Farinha de espelta integral

1/2 cup de Farinha de amêndoa

1 c café Canela

1 c café de Bicarbonato de sódio

1 c sopa de Fermento

Raspa de 2 limões

2 c sopa de Sumo de limão

1/2 cup de Sumo de maça

1/2 cup de Água

1/2 cup de Óleo de grainha de uva

1/2 cup de Malte de cevada

1/2 cup de Geleia de arroz

1 c sopa de sementes de chia

3 c sopa de Água quente

1/2 cup de Sultanas

 

PREPARAÇÃO

 

Pré-aquece o forno a 180º e unta uma forma de bolo inglês.

Numa taça mistura as sementes de chia com 3 colheres de sopa de água quente e deixa hidratar até formar um gel.

Numa taça separada mistura as farinhas de espelta, a farinha de amêndoa, a canela, o bicarbonato de sódio, o fermento e a raspa de limão. 

Numa taça á parte mistura o sumo de limão, a água, o sumo de maça, o óleo de grainha de uva, a geleia de arroz, o malte de cevada e as sementes de chia hidratadas. 

Junta os ingredientes liquidos aos sólidos envolvendo bem até formar bolhinhas de ar.

Adiciona as sultanas mexendo até encorporar.

Dispõe a massa na forma e leva ao forno por apróximadamente 30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco.

 

 

PARA O CARAMELO DE MALTE E AMÊNDOA

 

2/3 cup de Amêndoa laminada

1/2 cup de Malte de cevada

 

 

Tosta as amêndoas numa frigideira sem óleo até ficarem douradas.

Leva o malte de cevada ao lume num tacho pequeno.

Assim que começar a levantar fervura baixa o lume e deixa reduzir por apróximadamente 5 minutos, mexendo sempre.

Envolve as amêndoas no caramelo de malte e serve sobre o bolo.

 

Podes também servir com uma calda de chocolate como esta da foto.

Para tal basta derreteres um pouco de chocolate preto (usei este) com um pouco de leite vegetal.

 

Espero que gostes. 

Se a recriares diz-me como ficou e partilha a tua criação.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload