COMO CUIDAR DA PELE APÓS AS FESTAS, POR CÁTIA CURICA

29.12.2017

 

 

A época do natal é sempre uma altura de excessos: muitos beijinhos e abraços, muita família e muitas horas à mesa. Claro que nos dias seguintes a nossa pele acusa um bocadinho e se pudermos ajudar existem uns rituais simples que podemos fazer para trazer o equilíbrio de volta à nossa pele:

  1.  Esfoliar  – arranjar um esfoliante adequado ao nosso tipo de pele e sem micro plásticos. Começar por humedecer a pele com água tépida, esfoliar suavemente e remover. Os esfoliantes podem ser enzimáticos, tipicamente com ácidos de frutas que provocam a remoção das células e impurezas por ação destes ácidos na pele ou esfoliantes mecânicos com partículas (e é aqui que muitas vezes se usa os micro plásticos como partículas) de bambu, grainhas, cascas que devemos massajar levemente na pele.

 

 

2.  Banhos de vapo r – numa taça colocar água bem quente com ervas e óleos essenciais e tapar com uma toalha grande. Ao fim de 5 minutos, destapar a toalha e colocar o rosto por cima da taça mantendo a cabeça e a taça cobertas com a toalha. O objetivo é que o vapor suba da taça em direção ao rosto  promovendo a abertura dos poros, a sua desobstrução e a purificação da pele com as propriedades das plantas utilizadas. Nesta época que plantas deveríamos utilizar? As mesmas que podemos ingerir em forma de infusões e que nos ajudam na digestão: lúcia-lima, cidreira, camomila, kukicha. E que óleos essenciais adicionar, umas 4 a 5 gotas serão suficientes e poderíamos utilizar o gengibre, o pinho e o eucalipto.

 

3. Tonificar – é sempre considerado um produto dispensável em todos os rituais de beleza e é um dos menos vendidos de sempre. Mas se eu tivesse que ir para uma ilha deserta com um único produto de beleza não tenho dúvida que levaria um tónico. É o tónico que nos ajuda a manter o pH da pele equilibrado evitando a propagação de infeções, inflamações e problemas de pele,  é o tónico que fornece água de uma forma que a pele consegue beber e voltar a hidratar-se, é o tónico que evita a desidratação por parte da pele, é o tónico que promove uma boa absorção dos cremes ou óleos que são colocados no rosto, enfim.. um sem número de ações importantes que o tónico faz e que nesta época serão essenciais para que as pequenas borbulhas que apareçam não se propaguem e possam desaparecer rapidamente.

 

4.Depois temos os SOS imperdíveis porque temos o ano novo à porta, certo? Se tivermos alguma borbulha  - apenas localmente devemos aplicar esta preparação: uma colher de sopa de óleo argão + 2 gotas de óleo essencial de tea tree também chamado de óleo da árvore do chá ou melaleuca. Se não tivermos borbulhas mas sentirmos a pela mais oleosa ou com mais impurezas fazer uma máscara de argila. Se tivermos com a pele vermelha, inflamada, com vasos sanguíneos a notarem-se fazer uma máscara de algas anti inflamatória e se estiver seca, ressequida e com prisão de ventre fazer uma máscara hidratante.

 

E assim a pele volta ao seu normal em muito menos tempo do que se nada fizermos e apenas voltarmos à nossa rotina, pequenas ajudas que num instante se fazem!

 

Mas se sentimos que a nossa pele não tem estado bem ultimamente é a altura ideal para mudar, ano novo pele nova e já agora sem produtos tóxicos a contaminar o corpo e o planeta, pode ser?

Comece por substituir cada cosmético que acaba por uma alternativa bio. Depois se tiver dúvidas no que a sua pele precisa faça um diagnóstico de pele para passar a perceber como está. Mas as regras são simples:

 

  1. Limpeza gentil sem sulfatos

  2. Tonificar

  3. Hidratar

  4. Se tem algum problema de pele esta deve ser a sua prioridade: acne ou borbulhas, rosácea, eczema,  manchas, etc.

  5. Use maquilhagem bio para não promover o envelhecimento precoce da pele

 

Só depois vêm os extras como as máscaras, os séruns, os cremes de olhos... E peça ajuda, muitas vezes não conseguimos fazer diagnósticos sozinhas.

 

Bom ano e uma boa pele!

Cátia Curica

 

Podem saber mais e encontrar mais produtos de beleza naturais no maravilhoso mundo da Cátia, a organii.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload