COMO GERIRES MELHOR O TEU TEMPO E TORNARES-TE MAIS PRODUTIVA (O)

06.03.2018

 

A produtividade é algo pessoal.  Melhora-se com o tempo, através de uma boa rotina e hábitos diários.

Existem variadas formas e técnicas que te podem ajudar a aumentar a tua produtividade. Irei mostrar-te algumas das minhas favoritas neste post e no PDF que criei especialmente para ti.

Todos nós já passámos por aqueles dias em que estamos sempre a adiar tarefas e projectos que acabam no esquecimento por não termos criado um bom plano de ação.

Seres mais produtiva(o) passa por criares uma estratégia que funcione para ti. Por isso, espero que este post te ajude e te motive a seres um(a) verdadeiro(a) Master de produtividade!

Agarra um bloco de notas e uma caneta e vamos a isto!!

 

 

1- DEFINE PRIORIDADES

Cuidares de ti logo pela manhã vai mudar totalmente o teu dia e deve tornar-se a tua maior prioridade. Em vez de agarrares o telemóvel assim que sais da cama para veres os teus e-mail ou as últimas publicações partilhadas nas redes sociais, tira um tempo para respirares fundo, meditar, ler ou escrever no teu caderno de amor (conhece o meu caderno de amor aqui). Podes escrever sobre aquilo que estás grata (o) ou o que queres alcançar nesse dia. Seja o que for que gostes de fazer logo pela manhã, e te deixe num estado de paz e receptiva (o) para abraçares um novo dia com energia positiva, fa-lo! Toma um bom pequeno almoço que te nutra e desfruta-o com calma, sem te distraíres no telemóvel ou ao computador.

 

 

 

2- CRIA UM AMBIENTE DE TRABALHO INSPIRADOR

Ter um espaço de trabalho organizado faz toda a diferença. Quando trabalhamos num espaço desarrumado e atulhado a nossa mente tende a sentir-se igualmente "desarrumada" e "atulhada".  Pelo menos é assim comigo. Ter um espaço de trabalho limpo, arejado, somente com o  que necessitas e sem tralhas, vai ajudar-te a sentir mais focada (o). Cria um ambiente de trabalho que te motive,tendo à mão aquilo que necessitas e te deixa inspirada (o). Podes pôr uma musica calma a tocar, ter um cristal que te ajude e inspire ou até mesmo preparar um chá para desfrutares durante este tempo. Ter plantas no teu espaço de trabalho é um dos maiores conselhos que te posso dar; ajuda a purificar o ar, de um ponto de vista orgânico e energético, e consequentemente aumenta a tua produtividade. Criares pequenos rituais que te sejam especiais vão fazer-te entrar em "modo trabalho" e ajudar-te a fluir num estado criativo mais facilmente.

 

 

 

3-LIMITA O ACESSO

As redes sociais e o e-mail são, para a maior parte de nós, o local virtual onde passamos maior parte do nosso tempo. Para que não te distraias durante tempo indefinido a ver posts e stories, define uma hora do dia e um período de tempo que queres passar nas redes sociais. Põe um alarme no teu telemóvel para te relembrar da hora que definiste para terminar a tua sessão. Após o alarme tocar, desconecta-te das redes sociais e da internet, respira fundo e conecta-te contigo mesma (o).

Faz o mesmo com a tua conta conta de e-mail. Define um ou dois períodos do dia para responderes a e-mails e, após responderes a todos, desconecta-te voltando ás tarefas que definiste realizar nesse dia ou faz simplesmente uma pausa. 

E porque não desligares também as  as notificaçãoes do teu telemóvel? Para mim, foi das melhores decisões que tomei há uns anos atrás. Ao estares sempre a receber notificações, mais facilmente te distrais e perdes o foco.

 

 

 

4-CRIA UMA LISTA DE TAREFAS A CUMPRIR

Tornares-te produtiva (o) não significa que tens de fazer mil e uma coisas num único dia. Criar uma lista realista de tarefas a cumprir é essencial para atingires os teus objectivos. Podes criar uma lista de tarefas ou objectivos que queres alcançar nesse mês dividindo-a posteriormente por prioridades. Uma das minhas maiores ferramentas de gestão de productividade é o MATRIX, ou seja, a matriz de Eisenhower.

 

É claro que te vou explicar tudo sobre ela!

 

 

A MATRIZ DE EISENHOWER

 

A matriz de Eisenhowe foi criada pelo 34ª Presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower.

A matriz permite-nos criar um sistema que nos ajuda a prioritizar as tarefas que temos em mãos. As tarefas são divididas em quatro categorias que que nos mostram a importância e urgência das tarefas a realizar. Estas quatro categorias são classificadas como Urgente, Não Urgente, Importante e Não Importante e classificadas  numéricamente de 1 a 4, baseadas na sua prioridade.

As tarefas que são simultaneamente importantes e urgentes é-lhes atribuido o nível 1 de prioridade e, como tal, devem ser o nosso foco principal. Por outro lado, as tarefas menos importantes e menos urgentes, devem ser feitas posteriormente ou até mesmo eliminadas. Ao atribuirmos cada tarefa à categoria exacta, temos uma maior noção de como organizar o nosso tempo de forma eficaz e não caímos no erro de ficarmos sobrecarregados sem saber que tarefas fazer e quando.

(Encontra a matriz de Eisenhower que criei para ti no pdf no final deste post)

 

 

 

5-DESCOBRE O TEU RITMO NATURAL

Quais as horas do dia  em que te sentes com mais energia?

Perceberes quais as horas do dia em que te sentes com mais energia e um maior foco, é essencial para conseguires atingir uma maior produtividade. Concentra-te nas tarefas mais exigentes nas horas do dia em que te sentes mais activa (o), focada (o) ou motivada (o) deixando as tarefas menos exigentes para as horas em que te sentes com menos energia.

 

 

6- NÃO SEJAS DEMASIADO EXIGENTE CONTIGO PRÓPRIA (O)

Todos os dias são diferentes e nenhum de nós consegue estar no seu máximo de produtividade a toda a hora. Num só dia, podemos ter 60 minutos extremamente produtivos e a hora seguinte ser um fracasso total. 

Reconhecer que iremos ter momentos produtivos e momentos menos produtivos é essencial para não nos sentirmos culpados e frustrados. Estes sentimentos negativos só irão prejudicar uma possível próxima hora de trabalho produtiva.

Permite-te criar uma margem para que o teu trabalho flua. Não cries uma agenda demasiado rígida e irrealista. Isso só te trará sobrecarga e ansiedade. 

 

 

 

7- PARA E RESPIRA!

Aprender a parar é fundamental para avançarmos em direcção ao sucesso.

Acredito que,, para sermos produtivos, devemos agarrar cada tarefa com vontade e espírito leve. Quando passamos horas a fazer uma tarefa, cansados ou contrariados, não damos o nosso melhor.

Fazer pausas ao longo do dia é essencial para te manteres produtiva (o).

Define duas a três pequenas pausas ao longo do teu dia de trabalho para te afastares do que estás a fazer. Se possível, sai da tua sala de trabalho. Algo que me ajuda a manter energizada e produtiva, é fechar os olhos e fazer várias inspirações profundas. Dar um pequeno passeio no jardim ou fazer uma pausa para um chá.

Após este tempo para mim, a minha mente torna-se mais clara e consequentemente sinto-me mais produtiva.

 

Descarrega o pdf  "Como aumentares a tua produtividade" aqui

 

Espero que tenhas gostado deste post e que te seja útil.

Quais as tuas dicas e truques de produtividade? Partilha-as comigo na caixa de comentários ou nas minhas páginas de facebook e instagram

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload