SEMANA 2 - ALIMENTA A TUA ENERGIA KI

06.05.2018

A energia ki é uma energia subtil e invisível que está presente em todos os seres vivos e liga todas as coisas como um todo. Este é um dos princípios da filosofia macrobiótica e da medicina oriental. 

No ocidente chamamos a este conceito de «energia vital». Na China dão-lhe o nome «chi»; «prana» na Índia, e «Ki» no Japão.

 

Esta energia circula no nosso corpo, através dos meridianos, e quando flui livremente, a nossa saúde é mantida; sentimo-nos com vitalidade, tranquilos e felizes.

 

Este fluxo livre de energia ki no nosso corpo é a base para a saúde do corpo, da mente e da alma. 

 

Contudo, quando o nosso corpo cria tensões e bloqueios energéticos, criamos desarmonia física, mental e espiritual. Este fluxo pode ficar comprometido, e a nossa energia ki pode ficar estagnada. Como consequência, podemos sentir-nos mais fracos, deprimidos e vulneráveis a doenças.

 

Como vês, manter o equilíbrio da nossa energia ki é essencial para mantermos um bom funcionamento do nosso corpo, como um todo, pois diariamente criamos desequilíbrio, seja através de uma alimentação incorrecta, pensamentos negativos, stress, ansiedade, falta de amor-próprio, falta de confiança e de auto-estima.

 

A partir de hoje quero que  tenhas noção da importância da energia ki na saúde do teu corpo, mente e alma.

 

Sabes aquela sensação quando estás com alguém, e ao deixares essa pessoa te sentes desgastada e sem energia? Ou pelo contrário, quando estás com uma pessoa que te faz sentir de energia recarregada e cheia de vitalidade?

 

Quando convivemos com outras pessoas, o que na realidade estamos a fazer é trocar energia ki.

Quando estamos com pessoas com uma energia ki mais baixa, temos tendência a perder energia e, consequentemente, até mesmo sentirmo-nos tristes e cansadas.

Por essa razão, é muito importante escolheres as pessoas com quem te rodeias e eliminar relações tóxicas que possam estar a comprometer o fluxo da tua energia ki.

 

Quando estamos constantemente a dar de nós, sem darmos atenção às nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais, perdemos, a cada dia, um pouco desta esta energia preciosa.

 

Existem variadas formas de recarregarmos a nossa energia ki: através de uma alimentação correcta para a nossa condição, de actividade física, contacto com a natureza, meditação, respiração, e até mesmo através do sono.

 

Esta semana vamos recarregar a nossa energia ki com pequenos actos, ou actividades, que nos irão fazer sentir com mais vitalidade, leveza e de espírito leve.

 

 

 

 

  • DIA  7- ESCOLHE UM MOMENTO DO TEU DIA ONDE POSSAS ESTAR SÓ E PREPARA UM AMBIENTE RELAXANTE. PODERÁS TAMBÉM PREPARAR UM CHÁ OU A TUA BEBIDA RELAXANTE FAVORITA. PEGA NUM CADERNO QUE TE SEJA ESPECIAL E ESCREVE AS TUAS INTENÇÕES E OBJECTIVOS PARA ESTE DESAFIO; COMO TE QUERES SENTIR, O QUE QUERES ALCANÇAR, ETC. DE SEGUIDA, FECHA OS OLHOS E VISUALIZA COMO TE QUERES SENTIR NO FINAL DESTES 31 DIAS. SENTE ESSA SENSAÇÃO INVADIR O TEU CORAÇÃO E O TEU CORPO, E ESBOÇA UM LIGEIRO SORRISO AO VISUALIZÁ-LA. FAZ ESTE EXERCÍCIO TODOS OS DIAS DESTA SEMANA!!

 

 

  • DIA  8 - MOVE O TEU CORPO LOGO PELA MANHÃ DA FORMA COMO MAIS GOSTARES. FAZ ALGUMAS POSIÇÕES DE YOGA, ALONGA O TEU CORPO, FAZ UMA CORRIDA; TU DECIDES! 

 

 

  • DIA  9 - VÊ O PÔR DO SOL 

 

 

  • DIA 10- AO ACORDARES, E AINDA NA CAMA, SENTA-TE, FECHA OS OLHOS E FAZ VÁRIAS INSPIRAÇÕES PROFUNDAS. LEVA A ATENÇÃO À ENTRADA E SAÍDA DO AR NO TEU CORPO. QUANDO TE SENTIRES PREPARADA, ABRE OS OLHOS E OBSERVA A TUA ENERGIA

 

 

  • DIA 11- PÕE UMA GOTA DE ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA NA TUA ALMOFADA. VAI AJUDAR-TE A RELAXAR E DORMIR MELHOR.

 

 

  • DIA 12- LIGA AQUELA AMIGA QUE TE FAZ SEMPRE SORRIR, PARA IREM BEBER UM CHÁ

 

 

  • DIA 13- DÁ UM PASSEIO NA NATUREZA

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload