CREME DE ARROZ COM CANELA E FLOR DE ANIS

18.07.2018

Creme de arroz para pequeno almoço é das receitas que mais me pedem, mas na realidade eu não tenho apenas uma versão que possa dizer que sigo sempre à risca. 

 

O creme de arroz macrobiótico "clássico" é bastante simples, mas  a versão que aprendi a fazer durante os meus anos de formação no Instituto Macrobiótico de Portugal chega a levar 8h a fazer. Normalmente nesta versão o arroz integral é cozido numa panela de pressão, em lume brando, com bastante água, durante a noite, mas para ser sincera conhecendo-me como sou acho que nunca iria conseguir dormir sabendo que tinha uma panela ao lume a noite toda e por essa razão nunca me aventurei a fazer a versão clássica "à risca".

 

Em alternativa, e de forma a ainda assim conseguir um bom creme de arroz para pequeno almoço, fui desenvolvendo algumas variações aventurando-me ao longo dos anos.

 

Esta é uma das minhas versões de creme de arroz mais deliciosas e que me fazem lembrar o sabor a arroz doce, devido ao uso de canela e flor de anis. 

É como que comer uma sobremesa ao pequeno almoço e na verdade há dias em que é tudo o que nos apetece, não é?

 

Quando, há uns tempos atrás, publiquei uma foto desta versão de creme de arroz no meu instagram e facebook  recebi tantos pedidos para partilhar a receita que achei melhor fazê-lo aqui no blog.

 

Esta é uma verdadeira delicia para começares o dia de uma forma doce, saudável e sem culpas, e a base perfeita para o smoothie de cereais que partilho no próximo post (encontra a receita aqui).

 

 

CREME DE ARROZ COM CANELA E FLOR DE ANIS

 

INGREDIENTES

 

1cup de arroz integral 

6 cups de água

1 pau de canela

1 flor de anis

Raspa de 1/2 limão

2 c de sopa de geleia de arroz

 

PREPARAÇÃO

 

Leva um tacho ao lume com o arroz, a água, o pau de canela, a flor de anis e a raspa de limão. Quando levantar fervura baixa a chama e deixa cozinhar em lume brando por aproximadamente duas horas, até o arroz estar bem macio. Se necessário junta mais água. Quando bem cozido adiciona a geleia de arroz e misture.

Serve morno.

 

Quais as tuas versões de creme de pequeno almoço favoritas?

Se nunca experimentaste esta versão aventura-te, diz-me o que achaste e partilha a receita com quem achares que vai gostar.

 

Até já!!!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload