SMOOTHIE DE CEREAIS E CEREJA

18.07.2018

 Uma das perguntas mais frequentes que me fazem nas sessões de aconselhamento alimentar é o que comer ao pequeno almoço de forma a evitar o consumo de pão. Os cremes de cereais são sempre a minha primeira escolha, mas nos dias quentes de verão os cremes de cereais quentes nem sempre são apelativos e é comum pedirem-me alternativas.

 

Na alimentação macrobiótica o pequeno almoço é uma das refeições mais importantes, e os cereais integrais estão praticamente sempre presentes.

 

Depois de tantas horas em que o nosso corpo trabalhou para eliminar toxinas é importante ser gentil e recompensar o seu trabalho; afinal o fígado e a vesícula trabalharam afincadamente.

 

Segundo a medicina oriental, ao longo das 24 horas do dia, cada órgão do nosso corpo tem o pico da sua actividade em determinada altura. No caso da vesícula biliar esse período situa-se entre as 23h e a 01h e no caso do fígado da 01h às 03h.

Por esta razão, e de forma a que os teus órgãos internos possam exercer eficazmente as suas funções, é importante que não sobrecarregues o teu corpo com demasiados alimentos à noite. A última refeição do dia deverá ser feita até 2 horas antes de te deitares, sendo igualmente benéfico deitares-te antes das 24h.

 

Após tantas horas em jejum é importante dares ao teu corpo bons alimentos para que comeces o teu dia da melhor forma. Os cremes de cereais são uma boa opção por serem uma boa fonte de hidratos de carbono complexos que, por sua vez, se irão desdobrar lentamente na tua corrente sanguínea ao longo do dia dando-te uma energia mais duradoura, sendo igualmente benéficos para o teu sistema digestivo. Mas não te preocupes que não te vou dizer para comeres um creme de arroz ou millet quente numa manhã igualmente quente de verão quando tudo o que te poderá apetecer é algo totalmente diferente e mais refrescante. Na verdade, o que te sugiro é uma das minhas receitas rápidas, refrescantes e favoritas para uma manhã de verão, sem descurar um bom pequeno almoço à base de cereais; um smoothie de cereais.

 

Tudo o que precisas é de uma base para o teu smoothie. A base poderá ser um creme de arroz ou de millet. Só precisas de o preparar com antecedência (poderás preparar uma quantidade generosa no teu dia de folga, ou na noite anterior, de forma a teres quantidade suficiente para vários dias). Depois é só dares largas à tua imaginação, usares frutas da época, um leite vegetal à tua escolha e os teus toppings preferidos.

 

Simples, não?

Esta é a minha sugestão para um smoothie de arroz e cereja delicioso!!

 

SMOOTHIE DE CEREAIS E CEREJA

 

 

INGREDIENTES

 

1 cup de creme de arroz frio (vê receita aqui)

1 cup de leite de amêndoa ou outro leite vegetal

1/2 cup de cerejas sem caroço

 

 

PREPARAÇÃO

 

Tritura todos os ingredientes numa liquidificadora até obteres uma consistência cremosa. Serve simples ou com toppings a gosto.

 

SUGESTÕES DE TOPPINGS

 

Cerejas ou outra fruta da época

Manteiga de oleaginosas ou sementes (nesta receita usei tahin)

Amêndoas

Pepitas de cacau cru

 

Espero que gostes!!

Experimenta, diz-me o que achaste nos comentários e quais as tuas receitas de pequeno almoço favoritas para o verão. Adorava saber!!

Até já!!!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DICAS PARA UMA VIDA FELIZ E SAUDÁVEL

CUIDAR DE MIM

#1 
GRATIDÃO

Todos os dias, antes de deitar, reflecte nos aspectos da tua vida pelo qual estás grata. Vais ver que por mais dificil que sejam os momentos pelos quais possas estar a passar há sempre coisas boas e deves sentir-te grata por elas. Cultiva essa sensação de gratidão todos os dias e vais ver como inúmeras e maravilhosas possibilidades surgirão. 

 

#2
NÃO TE COMPARES AOS OUTROS
 Todos somos diferentes, únicas e perfeitas nas nossas imperfeições. Abraça-as pois são elas que te tornam única e especial.

#3
MOVE O CORPO LOGO PELA MANHÃ

Cuidar de mim logo pela manhã vai ser o teu novo mantra. Encontra uma actividade física que te mova e que possas fazer logo pela manhã. Fazê-lo logo ao ínicio do dia vai dar-te um boost para que agarres o dia com uma nova energia e maior confiança.

NA COZINHA

#1 
PROGRAMA

Programa as tuas refeições para a semana e cozinha alguns alimentos como cereais integrais e leguminosas. Assim, será mais fácil e rápido preparares uma refeição deliciosa após um dia de trabalho

 

#2
TROCA 

Reduz o sal usando e abusando de ervas aromáticas. Além de darem um sabor delicioso aos pratos dá-lhes um toque de frescura.

 

#3
ANTECIPA

Prepara o teu pequeno almoço de véspera. Assim, sabes que terás algo delicioso para nutrir o teu corpo logo pela manhã.

Sandra Mesquita

GOSTASTE DESTE POST? ENTÃO ESPREITA ESTES TAMBÉM.

Please reload